Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Koifman, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0167182702597409 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2524511773652697 | - |
Autor(es): dc.creator | Folgueral, Felipe Sabec | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22926 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC2019.m.110.73007626 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769064 | - |
Descrição: dc.description | Expressões de cunho LGBTQIA+fóbico fazem parte da vida de qualquer menino cujo comportamento fuja do que é esperado para uma criança do sexo masculino. Tais ofensas em traumas, dores e inseguranças, assim como atuam no desenvolvimento da personalidade e, consequentemente, da autoimagem desses sujeitos. Além disso, promovem a estigmatização desses indivíduos, estando diretamente relacionadas aos seus processos de adoecimento. Pode-se atribuir tais condutas agressivas para com sujeitos que possuem orientação sexual diversa do padrão heterossexual à existência de um sistema de oposições homólogas de dominação/submissão entre o masculino e o feminino, que reforça o comportamento heterocisnormativo na sociedade. Um dos mecanismos de controle e barragem dos comportamentos heterodesviantes consiste nas linhas de penetração infinitas na infância. Este trabalho foi realizado com o objetivo de discutir as abordagens dos temas da orientação sexual e, especialmente, das homo/bissexualidade masculina em consultas com crianças e adolescentes cisgênero durante o processo de formação médica. A pesquisa abarca análises quantitativa e qualitativa de 73,4% dos projetos pedagógicos dos cursos de Medicina das universidades federais brasileiras, acrescida de considerações autobiográficas do autor nos âmbitos de suas vidas pessoal e acadêmica. Verificou-se, nos projetos pedagógicos e nas ementas dos cursos, a presença ou a ausência dos seguintes descritores: sexualidade; orientação sexual; diversidade; família; integralidade, e determinação social do processo saúdedoença/ humanidades (DSPSD). Os resultados obtidos indicam que a insuficiência de propostas pedagógicas claras, que procurem debater a hegemonia heterocisnormativa em seus projetos pedagógicos, torna importante a disputa desse espaço de formação médica e de construção do currículo formal para que se alcance um cuidado da saúde mais consciente e acolhedor para com os indivíduos de orientação sexual diversa da que se considera padrão | - |
Descrição: dc.description | LGBTQIA+phobic expressions are a part of the life of any boy whose behavior deviates from what is expected of a male child. Such offenses result in trauma, pain, and insecurity, as well as affect these subjects’ personality development and, consequently, their self-image. Inaddition, they promote the stigmatization of these individuals and are directly related to their disease processes. Such aggressive behavior towards people who have a sexual orientation different from the heterosexual standard can be attributed to the existence of a system of homologous oppositions of domination/submission between the masculine and the feminine, which reinforces hetero-cis-normative demeanor in society. One of the mechanisms for and barring deviant forms of sexuality and gender consists of the infinite penetration lines in childhood. This dissertation aims at discussing the approaches to the topics of sexual orientation and especially male homo/bisexuality in consultations with children and adolescents during the medical training process. The research includes quantitative and qualitative analyses of 73,4% of the pedagogical projects of medical courses in Brazil federal universities, plus autobiographical considerations of the author in his personal and academic life. In the pedagogical projects and the syllabus, it was verified the presence or absence of the following descriptors: sexuality; sexual orientation; diversity; family; integrality, and social determination of the health-disease process/humanities (DSPSD, in its acronym in Portuguese). The results indicate that the insufficiency of clear pedagogical proposals, which seek to debate the heterocis-normative hegemony in their pedagogical projects, makes it important to dispute this space of medical education and the construction of the formal curriculum in order to achieve a more conscious and welcoming health care for individuals of different sexual orientation than that considered standard by society | - |
Descrição: dc.description | 127 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade masculina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência integral à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade medicina masculina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência integral à saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medicina do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Male homosexuality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comprehensive health care adolescent | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent medicine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical education | - |
Título: dc.title | Quem Cuida da Criança Viada? Uma análise dos currículos médicos no âmbito da integralidade no cuidado em saúde da criança e do adolescente cisgêneros do sexo masculino na construção da sua homossexualidade e bissexualidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: