Cinema nacional: a representação do negro na contemporaneidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFialho, Carlos Eduardo-
Autor(es): dc.contributorTeló, Fabricio-
Autor(es): dc.contributorDe La Barre, Jorge-
Autor(es): dc.creatorSeverino, André de Mendonça Cerqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769063-
Descrição: dc.descriptionA representatividade do negro no cinema nacional, ao longo do século XX, até os dias atuais é o objeto de análise deste trabalho. Buscamos, entretanto, a partir das produções cinematográficas dos períodos estabelecidos pela historiografia do cinema, compreendermos em qual lugar os negros estão inseridos, enquanto indivíduos e enquanto raça. Não obstante, procuramos entender a dimensão do impacto das diversas violências simbólicas desde o século XX sofridas pela população negra. O caminho percorrido para tanto, passou pela leitura e análise de autores que dialogam com a Sociologia, mas também com a Psicologia Social, a Comunicação, a Antropologia e a Filosofia da linguagem. Finalmente, procuramos entender o impacto das produções do cinema periférico e qual seria o papel da ANCINE diante do apagamento das produções cinematográficas que façam jus ao tamanho da população negra no Brasil-
Descrição: dc.descriptionThe representation of black people in national cinema, throughout the twentieth century, to the present day is the object of analysis of this work. We seek, however, from the cinematographic productions of the periods established by the historiography of cinema, to understand where blacks are inserted, as individuals and as a race. Nevertheless, we seek to understand the extent of the impact of the various symbolic violence since the twentieth century suffered by the black population. The path taken for this was the reading and analysis of authors who dialogue with Sociology, but also with Social Psychology, Communication, Anthropology and the Philosophy of Language. Finally, we seek to understand the impact of peripheral cinema productions and what would be ANCINE's role in the face of the erasure of cinematic productions that do justice to the size of the black population in Brazil-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação-
Palavras-chave: dc.subjectNegro no cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinema nacional-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentação social-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Título: dc.titleCinema nacional: a representação do negro na contemporaneidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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