Precificação a partir do valor percebido pelo consumidor: avaliação do mercado de cortes de frango na cidade do Rio de Janeiro, utilizando análise conjunta

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRêgo, Ricardo Bordeaux-
Autor(es): dc.contributorLeite, José Geraldo Lamas-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.creatorMascarenhas, Yago Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769060-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de formação de preço com base no valor percebido pelo consumidor, indo além dos parâmetros tradicionais de custo e movimentos dos demais concorrentes. Para auxiliar na análise realizamos uma pesquisa de mercado com o público do Rio de Janeiro e utilizamos como produto base o filé de peito de frango, item com características de commodities, porém com potencias de diferenciação. A metodologia de análise utilizada no estudo foi a Choice based Conjoint (CBC) que nos retorna como resultado os atributos e níveis que possuem maior peso na decisão de compra do consumidor. Foi possível constatar, como já era previsto, que o atributo preço é o mais representativo na preferência dos entrevistados e que os demais atributos estão sendo refletidos de forma coerente nos preços de venda. Além disso, com base nos valores de utilidade, a metodologia permitiu a realização de simulações que mensuraram os potenciais ganhos de mercado levando em consideração as alterações dos atributos-
Descrição: dc.descriptionThis work has as main objective to analyze the price formation process based on the value perceived by the consumer, going beyond the traditional parameters of cost and movements of the other competitors. To assist in the analysis, we carried out a market research with the public in Rio de Janeiro and used chicken breast fillet as a base product, an item with characteristics of commodities, but with differentiation potentials. The analysis methodology used in the study was the Choice based Conjoint (CBC) which returns to us as a result the attributes and levels that have greater weight in the consumer's purchase decision. It was possible to verify, as was already predicted, that the price attribute is the most representative in the interviewees' preference and that the other attributes are being reflected in a coherent way in the selling prices. In addition, based on utility values, the methodology allowed simulations to be carried out to measure potential market gains taking into account changes in attributes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de preço-
Palavras-chave: dc.subjectChoice based conjoint-
Palavras-chave: dc.subjectValor percebido-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise conjunta-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de preços-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de preço-
Palavras-chave: dc.subjectPricing-
Palavras-chave: dc.subjectChoice based conjoint-
Palavras-chave: dc.subjectPerceived value-
Palavras-chave: dc.subjectConjoint analysis-
Título: dc.titlePrecificação a partir do valor percebido pelo consumidor: avaliação do mercado de cortes de frango na cidade do Rio de Janeiro, utilizando análise conjunta-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.