Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Jacqueline de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5288043215984971 | - |
Autor(es): dc.contributor | Penna, Adriana Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4001142271622004 | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Priscila Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5198673482913893 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6107326757349662 | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Valmici Musquine de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27644 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769056 | - |
Descrição: dc.description | As discussões sobre a garantia do acesso de pessoas que historicamente foram excluídas de todos os campos sociais, sobretudo da educação que, indiscutivelmente, potencializa nossa participação como sujeito histórico, ganha força a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996) e, com isso, crescem políticas e projetos – impulsionados também por movimentos sociais - que têm por objetivo garantir o acesso e a permanência desses grupos marginalizados nos níveis de escolarização. Afinal, as barreiras que os limitam também são históricas e sempre advindas do meio social. Esta dissertação se ocupa com o acesso, a permanência e o sentimento de pertença de pessoas surdas no Ensino Superior, especialmente no âmbito do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus em Santo Antônio de Pádua da Universidade Federal Fluminense. O objetivo foi pensar fundamentos teóricos para a criação de um projeto educacional para o ensino superior que atenda às referidas necessidades de acesso, permanência e pertencimento das pessoas surdas. Para pensarmos a construção deste projeto, utilizamos as contribuições de Saviani, que desenvolveu um modelo educacional que, antes de tudo, valoriza a relação dos sujeitos com o conhecimento, como forma de potencializar a humanização e Newton Duarte, crítico da pedagogia do “aprender a aprender”. Também em Débora Diniz para situar a discussão no plano do modelo social de deficiência. | - |
Descrição: dc.description | The discussions about guaranteeing the access of people who have historically been excluded from all social fields, especially from education, which undoubtedly enhances our participation as a historical subject, gains strength from the implementation of the Law of Guidelines and Bases of Education (Law No. 9,394/1996) and, with this, grows policies and projects - driven, obviously, by social movements - that aim to guarantee the access and permanence of these marginalized groups at school levels. After all, the barriers that limit them are also historical and always coming from the social environment. This dissertation deals with the access, permanence and sense of belonging of deaf people in Higher Education, especially in the context of the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, campus in Santo Antônio de Pádua of the Universidade Federal Fluminense. The goal was to think theoretical foundations for the creation of an educational project for higher education that meets the needs of access, permanence and belonging of deaf people. To think about the construction of this project, we used the contributions of Saviani, who developed an educational model that, first of all, values the relationship of subjects with knowledge, as a way to enhance humanization and Newton Duarte, a critic of the pedagogy of "learning to learn". Also in Débora Diniz to situate the discussion on the social model of disability. | - |
Descrição: dc.description | 81 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Permanência estudantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deaf education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Educação de pessoas surdas e ensino superior: por um projeto de acesso, permanência e pertencimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: