Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maio, Angelica Carvalho Di | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1971003943598869 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Raquel Giffoni | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8798162232506263 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Viviane Fernandez de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1166036864087415 | - |
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Anne Kassiadou | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1823209646153976 | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Júlia Miguez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25120 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769050 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho debruça-se sobre as possibilidades de aproximação entre a Cartografia Escolar e a Decolonialidade. Neste sentido, entendemos o mapa não como uma representação neutra, mas sim carregada de julgamentos de valor e relações de poder. Por esse motivo, ele pode ser tanto um braço do colonialismo - reforçando estruturas de opressão existentes - como uma ferramenta de luta e transformação social. Na escola, a cartografia pode mobilizar elementos atuantes na compreensão das espacialidades vividas e assim contribuir para a promoção do pensamento crítico e da cidadania. Este ponto é muito especial para a nossa análise, pois podemos vislumbrar a Cartografia Escolar como um instrumento decolonial, na medida em que o projeto político da decolonialidade assume a emersão dos sujeitos colonizados como pensadores, criadores e agentes de mudança social. Para que possamos refletir sobre essas aproximações e suas implicações nos processos educativos, usamos como principal fonte de discussão experiências práticas desenvolvidas durante a Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC). Estruturamos a análise em quatro eixos afetados pelas dimensões da colonialidade: saber, ser, mãe natureza e poder. A partir deles, destacamos alguns elementos para se pensar a cartografia no ensino, como a formação de redes de conhecimento, a criação de espaços de pertencimento na escola, o resgate da vida de territórios devastados através da memória e o rompimento de silêncios ao se contar histórias. Por fim, defendemos a importância de que as práticas pedagógicas que pensam o espaço assumam o compromisso de denunciar o colonialismo e de lutar por um mundo onde caibam muitos mundos. | - |
Descrição: dc.description | Este trabajo se centra en las posibilidades de aproximación entre la Cartografía Escolar y la Decolonialidad. En este sentido, entendemos el mapa no como una representación neutra, sino cargada de juicios de valor y relaciones de poder. Por esta razón, puede ser tanto un brazo del colonialismo - reforzando las estructuras de opresión existentes- como una herramienta de lucha y transformación social. En la escuela, la cartografía puede movilizar elementos activos en la comprensión de las espacialidades vividas y así contribuir a la promoción del pensamiento crítico y de la ciudadanía. Este punto es muy especial para nuestro análisis, ya que podemos vislumbrar la Cartografía Escolar como un instrumento decolonial, en la medida en que el proyecto político de la decolonialidad supone el surgimiento de sujetos colonizados como pensadores, creadores y agentes de cambio social. Para reflexionar sobre estos enfoques y sus implicaciones para los procesos educativos, utilizamos experiencias prácticas desarrolladas durante la Olimpiada Brasileña de Cartografía (OBRAC) como principal fuente de discusión. Estructuramos el análisis en cuatro ejes afectados por las dimensiones de la colonialidad: saber, ser, madre naturaleza y poder. De ellos, destacamos algunos elementos para pensar la cartografía en la enseñanza, como la formación de redes de saberes, la creación de espacios de pertenencia en la escuela, el rescate de la vida en territorios devastados a través de la memoria y la ruptura de silencios al contar historias. Finalmente, defendemos la importancia de que las prácticas pedagógicas que piensan el espacio apuesten por denunciar el colonialismo y luchar por un mundo donde quepan muchos mundos. | - |
Descrição: dc.description | 90 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografía escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidad | - |
Palavras-chave: dc.subject | Olimpiada Brasileña de Cartografía (OBRAC) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación Decolonial | - |
Título: dc.title | Cartografia escolar e decolonialidade: reflexões para uma educação desde el sur | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: