A educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil – uma possível proposta para o rompimento com o "discurso do fracasso" nas escolas regulares

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Telma Cristina de Almeida Silva-
Autor(es): dc.contributorDiez, Xóan Carlos Lagares-
Autor(es): dc.contributorCabeceiras, Claudia Maria de Viveiros-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Tamires Huguenin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-10-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769005-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar a situação do ensino de línguas adicionais nas escolas públicas brasileiras, principalmente, no que tange a língua inglesa. Também discutiremos sobre as políticas vigentes para o ensino de língua no Brasil, a saber, por meio de documentos como a LDB (Leis de Diretrizes e Bases), os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e OCEMs (Orientações Curriculares para o Ensino Médio). Além disso, busca-se refletir sobre o "discurso do fracasso", que permeia grande parte do aparato ideológico referente ao ensino de línguas em escolas regulares no Brasil, e como o mesmo é reforçado por alunos e professores nas práticas de ensino/aprendizagem e por questões mercadológicas como a necessidade dos cursos livres de idiomas. Por fim, destacamos os benefícios da Educação Bilíngue e sua abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) como uma sugestão de mudança dessa realidade educacional. A abordagem aqui defendida se mostra de acordo com as necessidades do mundo moderno e suas fronteiras fluidas, contribuindo para que a aquisição da língua-alvo ocorra de uma maneira natural e bastante motivadora. Embasam este trabalho os conceitos sobre políticas linguísticas de Calvet (2007) e Cooper (1989), também as análises de crenças a respeito da língua adicional na escola pública, realizadas,por exemplo, por Lima (2011) e Leffa (2011); as reflexões sobre a expansão da língua inglesa por Kachru (2009) e Graddol (2006), além das discussões sobre a Educação bilíngue e CLIL de Garcia ( 2009 ), Mehisto (2008), entre outros-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze the situation of additional language teaching (mainly concerning to English) in the public Brazilian schools. We also discuss about the current Brazilian language teaching policy through documents such as LDB (Bases and Directions Law), PCNs (National Curriculum Parameters) and OCEMs (High School Curriculum Orientations). Besides, we intend to reflect about the "failure speech", which is present in most part of ideological system about language teaching in common Brazilian schools and how it is reinforced by teachers and students through teaching and learning practices and market issues as the need of private language courses. Finally, we highlight the benefits of Bilingual Education and its approach CLIL (Content and Language Integrated Learning) as a suggestion of change of this educational reality. This approach seems to be in agreement with the needs of the modern world and its flexible borders contributing to a natural and really motivating way to acquire the target language. This paper is based on the concepts about linguistic policy studied by Calvet (2007) and Cooper (1989), also the analysis about public school additional language belief by Lima (2011) and Leffa (2011); the reflexions about English language expansion worldwide by Kachru (2009) and Graddol (2006). In addition to those, there are the discussions about Bilingual Education and CLIL by Garcia ( 2009 ), Mehisto (2008), and others-
Descrição: dc.description124 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua adicional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue-
Palavras-chave: dc.subjectAdditional language teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual education-
Palavras-chave: dc.subjectEnglish language-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Título: dc.titleA educação bilíngue e o ensino de língua adicional no Brasil – uma possível proposta para o rompimento com o "discurso do fracasso" nas escolas regulares-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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