Programa de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorFarias, Mônica Vasconcellos de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorRuiz, Mariel Alejandra-
Autor(es): dc.contributorDias, Rosanne Evangelista-
Autor(es): dc.creatorMolinário, Fábio Jorge de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/769000-
Descrição: dc.descriptionO início da carreira muitas vezes apresenta dilemas e dificuldades, pois, devido à falta de experiência o professor iniciante encontra-se inseguro, ansioso e carregado por inúmeras informações que lhes são apresentadas na formação. É o momento do choque com a realidade, ao mudar de posição o profissional deixa de ser aluno e assume o papel de professor. Movimento que pode ser cercado por: inseguranças, incertezas, angústias e ansiedade diante dos novos desafios. Se para os professores experientes já é difícil enfrentar estes desafios, a carga aumenta e se complexifica significativamente para os professores jovens em seus primeiros anos de carreira. O início da carreira docente é marcada por um acumulo de experiências e descobertas de um modo de exercer a profissão. Com o tempo, essa prática se transforma e abre espaço para amadurecimentos e práticas profissionais já estabelecidas. Esta fase, mais consolidada, abre espaço também para que estes professores questionem a formação a que foram submetidos. Esse momento inicial da carreira, muitas vezes, os professores se encontram com sentimento de solidão nas escolas. A literatura investigada aponta a necessidades de políticas que colaborem com essa entrada na carreira com a perspectiva de, entre outras questões relevantes, de apoio para permanência desse professor no campo profissional. No percurso da pesquisa encontramos alguns projetos com essa aderência no Brasil e alguns países na América do Sul. Nos chamou atenção o Programa de Residência Docente (PRD)do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro que, no início de sua criação, surge com essa preocupação. O programa faz parte de uma série de ações desencadeadas pelo Ministério da Educação (MEC) nos governos Lula-PT (2003-2011) e Dilma-PT (2012-2016) com a criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica criada em 2009, reforçando a Lei 11.502/2007 que delegou Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) o fomento de programas de formação inicial e continuada de professores. Considerando o contexto acima, orientamos a pergunta central do estudo da pesquisa sobre o Programa de Residência Docente: Como os professores supervisores e residentes do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II articulam o conhecimento profissional considerando as realidades distintas nas quais estão inseridos? Com isso, a pesquisa tem como objetivo analisar este programa de residência docente com ênfase nos aspectos da organização e desenvolvimento do conhecimento profissional estabelecido entre professores supervisores e residentes docentes. A pesquisa se fundamentou numa metodologia qualitativa com a utilização da história oral, como instrumento de escuta que pudesse acessar os sentidos e significados das experiências vivenciadas pelos professores. Realizamos entrevistas com dois professores supervisores e dois professores residentes que participaram das primeiras turmas do programa. Estas foram textualizadas e reorganizadas em narrativas, apresentadas na íntegra na dissertação e posteriormente dialogada, com e por esse pesquisador, buscando (a partir de seu olhar) a riqueza e intensidade daquilo que aprendemos com o narrado e vivido das histórias do processo de formação. A dificuldade em terminar a pesquisa revela a sensação de que algo ficou de fora, que não abordamos tudo a partir das narrativas e da trajetória da pesquisa. De fato, tudo que tentei dizer foi pouco para representar não apenas o desenvolvimento da pesquisa, mas as trajetórias vividas no programa. Aprendemos no percurso a impossibilidade de dizer tudo que desejávamos e que esse todo não existe. O não tido também ecoa nesse estudo e é nele que espero continuar conversando-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEl inicio de la carrera muchas veces presenta dilemas y dificultades, pues, debido a la falta de experiencia el profesor iniciante se encuentra inseguro, ansioso y cargado por innumerables informaciones que le son presentadas en la formación. En este momento se produce un choque con la realidad, al cambiar de posición, el profesional deja de ser alumno y asume el papel de profesor. Movimiento que puede ser cercado por: inseguridades, incertidumbres, angustias y ansiedad delante de los nuevos desafíos. Si para los profesionales experimentados ya es difícil de enfrentar este desafío, la carga aumenta y se complejiza significativamente para los profesores jóvenes en sus primeros años de carrera. El inicio de la carrera docente es marcado por una acumulación de experiencias y descubrimientos del modo de ejercer la profesión. Con el tiempo, esa práctica se transforma y abre el espacio para la maduración y prácticas profesionales ya estabelecidas. Em esta fase, más consolidada, abre espacio también para que estos profesores cuestionen la formación a la que fueron sometidos. El momento inicial de la carrera, muchas veces, los profesores se encuentran con sentimiento de soledad en las escuelas. La literatura investigada apunta las necesidades de políticas que colaboren con esa entrada en la carrera con la perspectiva de, entre otras cuestiones relevantes, de apoyo para la permanencia del profesor en el campo profesional. En la trayectoria de la investigación encontramos algunos proyectos con esa adherencia en Brasil y algunos países en América del Sur. Nos llamó la atención el Programa de Residencia Docente (PRD) del Colegio Pedro II en Río de Janeiro que, al inicio de su creación, surge con esa preocupación. El programa hace parte de una serie de acciones desencadenadas por el Ministerio de Educación (MEC) en los gobiernos Lula-PT (2003-2011) y Dilma-PT (2012-2016) con la creación de la Política Nacional de Formación de Profesionales del Magisterio de la Educación Básica creada en 2009, reforzando la Ley 11.502/2007 que delegó a la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes) el fomento de programas de formación inicial y continuada de profesores. Considerando el contexto descripto, orientamos la pregunta central de este estudio en el Programa de Residencia Docente: como los profesores supervisores y residentes del Programa de Residencia Docente del Colegio Pedro II articulan el conocimiento profesional considerando las realidades distintas en las que están insertos? Con eso la investigación tiene el objetivo de analizar ese programa de residencia con énfasis en los aspectos de la organización y desenvolvimiento del conocimiento profesional establecido entre profesores supervisores y residentes docentes. La investigación fue fundamentada en la metodologia qualitativa com la utilización de la historia oral, como instrumento de escucha que pudiera acceder a los sentidos y significados de las experiencias vividas por los profesores. Hemos realizado entrevistas con dos profesores supervisores y dos professores residentes participantes de las primeras clases del programa. Estas fueron textualizadas y reorganizadas en narrativas, presentadas íntegramente en la investigación y posteriormente dialogada, con y por ese investigador, buscando (a partir de su mirada) la riqueza e intensidad de lo que aprendemos con el narrado y vivido de las historias del proceso de formación. La dificultad en terminar la investigación revela la sensación de que algo quedó de fuera, que no abordamos todo a partir de las narrativas y de la trayectoria de la investigación. De hecho, todo lo que intentamos decir fue poco para representar no sólo el desarrollo de la investigación, sino las trayectorias vividas en el programa. Aprendimos en el camino la imposibilidad de decir todo lo que deseábamos y que ese todo no existe. Lo no dicho, también suena en la investigación y es en ello que espero seguir dialogando-
Descrição: dc.description185 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residência Docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professor-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residencia Docente-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de Profesores-
Palavras-chave: dc.subjectDocencia-
Palavras-chave: dc.subjectEducación Física-
Título: dc.titlePrograma de residência docente do colégio Pedro II: diálogos e conhecimento profissional de professores de educação física.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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