Atividade política corporativa: análise das estratégias da indústria de alimentos ultraprocessados no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4524218198273943-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorCouto, Felipe Fróes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1542783014894190-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3043984121620650-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Raquel de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28471-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768988-
Descrição: dc.descriptionTítulo: Atividade política corporativa: análise das estratégias da indústria de alimentos ultraprocessados no Brasil Objetivo do trabalho: A pesquisa tem como objetivo geral analisar as estratégias de Atividade Política Corporativa (APC) adotadas pela indústria alimentícia de biscoitos, a partir da seleção de um de seus atores mais proeminentes. Além disso, a pesquisa possui como objetivos específicos: i) identificar os principais atores envolvidos em estratégias de APC na indústria de alimentos ultraprocessados no Brasil; ii) descrever as principais categorias de APC identificadas no cenário brasileiro, com base nas estratégias propostas por Hillman e Hitt (1999); e iii) verificar a existência de novas categorias analíticas das estratégias de APC observadas a partir dos dados da pesquisa. Procedimentos/Método para a solução do problema: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com finalidade descritiva e exploratória, que objetivou analisar as estratégias de APC adotadas por um dos atores mais proeminentes no mercado de produtos ultraprocessados, a Nestlé. Desse modo, foram definidas as categorias analíticas a serem investigadas na pesquisa, e optou-se por utilizar as categorias definidas por Hillman e Hitt (1999). Para a análise das categorias “estratégia de informação”, e “estratégia de construção de eleitorado” foi adotada a Análise Crítica do Discurso (ACD) proposta por Fairclough (2001). Já para análise da categoria “estratégia de incentivos financeiros” foi empregada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). A etapa de coleta de dados foi fragmentada em quatro fases, a primeira foi responsável pela seleção do ator mais proeminente, a segunda foi responsável pela identificação das fontes de informação, a terceira referiu-se à coleta de dados e, por último, na quarta fase foi realizada a organização dos dados coletados. Definiu-se o período de 2018 – 2020 para a coleta de dados, em razão do início da discussão relativa a nova rotulagem nutricional e a decisão por sua implementação pela Anvisa. Iniciou-se a coleta de dados com o objetivo de obter evidências das categorias analíticas e das respectivas práticas adotadas. A pesquisa apoia-se em dados secundários, que foram coletados em mídias sociais como Instagram; sites institucionais do governo e do ator da indústria e seus representantes. Resultados: O estudo apresenta como resultado, a identificação de um dos atores mais proeminentes da indústria de alimentos ultraprocessados, além de verificar as estratégias de APC utilizadas e descrever a práticas relativas a cada uma das estratégias adotadas com o intuito de influenciar a implementação de políticas públicas. Nos discursos produzidos e distribuídos pelo ator mais proeminente e por atores coadjuvantes ao processo de discussão sobre a nova rotulagem nutricional, identificou-se evidências de uso das estratégias de informação, com sete práticas, e, a estratégia de construção de eleitorado, com três práticas. Implicações práticas: As investigações apresentadas nessa pesquisa representam um avanço científico em relação ao monitoramento realizado para analisar as ações de APC adotadas pela indústria alimentícia em todo o globo. A análise das evidências identificadas auxilia o processo de categorização da interferência da indústria alimentícia em aspectos relativos a políticas públicas de saúde. Originalidade e contribuições: O monitoramento das ações de APC da indústria de alimentos é uma temática estudada em diversos países, contudo o enfoque dado a esses estudos refere-se, predominantemente, à área da saúde. Nesse sentido, a presente pesquisa apresenta originalidade e contribuições ao investigar as ações de APC da perspectiva da gestão/administração e ao fazer uso do ferramental metodológico da ACD, que permite realizar análises mais aprofundadas de corpus de dados reduzidos. Além disso, as análises traçadas nesse estudo podem ser relevantes para a formulação de políticas públicas de saúde e alimentação, visando a prevenção e minimização das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Produção Técnica/Tecnológica: O produto técnico/tecnológico decorrente da dissertação é um Relatório Técnico Conclusivo (Apêndice I), que se trata de um documento que contempla informações acerca do projeto, do planejamento aos resultados obtidos. Nesse documento são evidenciados o objetivo de pesquisa, a aderência com a linha de pesquisa, a abrangência territorial do estudo, os procedimentos metodológicos adotados, a replicabilidade do estudo, os resultados obtidos, o impacto social e/ou econômico, a aplicação do conhecimento produzido e, por fim, uma figura que representa a síntese dos resultados-
Descrição: dc.descriptionTitle: Corporate political activity: an analysis of the strategies of the ultra-processed food industry in Brazil Objective of the study: The research has as general objective to analyze the Corporate Political Activity (CPA) strategies adopted by the cookie food industry, from the selection of one of its most prominent players. Furthermore, the research has as specific objectives: i) to identify the main actors involved in CPA strategies in the ultra-processed food industry in Brazil; ii) to describe the main categories of CPA identified in the Brazilian scenario, based on the strategies proposed by Hillman and Hitt (1999); and iii) to verify the existence of new analytical categories of CPA strategies observed from the research data. Procedures/Method for solving the problem: This is a qualitative research with descriptive and exploratory purpose, which aimed to analyze the CPA strategies adopted by one of the most prominent players in the ultra-processed products market, Nestlé. Thus, the analytical categories to be investigated in the research were defined, and it was decided to use the categories defined by Hillman and Hitt (1999). For the analysis of the categories "information strategy" and "constituency building strategy" the Critical Discourse Analysis (CDA) proposed by Fairclough (2001) was adopted. Content Analysis (CA) proposed by Bardin (2016) was used to analyze the "financial incentives strategy" category. The data collection stage was fragmented into four phases, the first was responsible for the selection of the most prominent player, the second was responsible for the identification of information sources, the third referred to data collection and, finally, in the fourth phase the organization of the collected data was performed. The period 2018 - 2020 was defined for data collection, due to the beginning of the discussion regarding the new nutritional labeling and the decision for its implementation by Anvisa. Data collection began with the aim of obtaining evidence of the analytical categories and the respective practices adopted. The research relies on secondary data, which were collected from social media such as Instagram; institutional websites of the government and the industry player and their representatives. Results: The study presents as a result, the identification of one of the most prominent players of the ultra-processed food industry, besides verifying the CPA strategies used and describing the practices related to each of the strategies adopted in order to influence the implementation of public policies. In the discourses produced and distributed by the most prominent player and supporting players in the discussion process about the new nutrition labeling, I identified evidence of the use of information strategies, with seven practices, and the constituency building strategy, with three practices. Practical implications: The investigations presented in this research represent a scientific advancement in relation to the monitoring performed to analyze the CPA actions adopted by the food industry across the globe. The analysis of the evidence identified assists the process of categorizing the food industry's interference in aspects related to public health policies. Originality and contributions: The monitoring of CPA actions in the food industry is a theme studied in several countries, however the focus given to these studies refers, predominantly, to the health area. In this sense, the present research presents originality and contributions by investigating the CPA actions from the management/administration perspective and by making use of the methodological tool of CDA, which allows for more in-depth analyses of reduced data corpus. Moreover, the analysis outlined in this study may be relevant to the formulation of public health and food policies, aiming to prevent and minimize Chronic Nontransmissible Diseases (CNTD). Technica /Technological Production: The technical/technological product resulting from the dissertation is a Technical Conclusive Report (Appendix I), which is a document that includes information about the project, from planning to the results obtained. In this document, the research objective, the adherence to the line of research, the territorial scope of the study, the methodological procedures adopted, the replicability of the study, the results obtained, the social and/or economic impact, the application of the knowledge produced, and finally, a figure that represents the synthesis of the results are evidenced-
Descrição: dc.description106 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade política corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia de não mercado-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria alimentícia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão estratégica-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde pública-
Palavras-chave: dc.subjectAlimento industrializado-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate political activity-
Palavras-chave: dc.subjectNon-market strategy-
Palavras-chave: dc.subjectFood industry-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic management-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Título: dc.titleAtividade política corporativa: análise das estratégias da indústria de alimentos ultraprocessados no Brasil-
Título: dc.titleCorporate political activity: an analysis of the strategies of the ultra-processed food industry in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.