Abelhas geômetras: um relato de experiência do uso de história em quadrinhos como recurso didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Andreia Carvalho Maciel-
Autor(es): dc.contributorAbdon, Miriam del Milagro-
Autor(es): dc.contributorFarias, Danilo Magalhães-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Marianna Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768978-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa fundamenta-se na formação docente da autora quando ela fez parte do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense (PIBID-UFF), de maio de 20016 a fevereiro de 2018. Nesse cenário, foi desenvolvido um projeto sobre o uso de histórias em quadrinhos na metodologia de ensino de resolução de problemas, o Projeto HQ (atualmente chamado HQEM). Tal projeto busca reduzir possíveis dificuldades ligadas ao uso da língua materna, na compreensão de problemas matemáticos, por meio da apresentação e simulação de situações problemas na linguagem dos quadrinhos. O trabalho consiste no relato de duas experiências realizadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Manuel de Abreu e alunos dos períodos iniciais do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde esses foram confrontados com o material desenvolvido pela autora no âmbito da HQEM, a história em quadrinhos: Abelhas Geômetras. O material didático aplicado foi avaliado por dezenove alunos e um professor de matemática do Ensino básico e, sete alunos do Ensino Superior, por meio de uma atividade proposta e de questionários. Apesar de alguns resultados diferenciados, o quadrinho teve uma boa aceitação pelos envolvidos nesta pesquisa, sendo possível concluir, baseando-se nos resultados obtidos, que cumpriu seu objetivo inicial-
Descrição: dc.descriptionThe present research is based on the author's teacher training when she was part of the Mathematics Subproject of the Institutional Program of Initiatives for Teaching at the Federal Fluminense University (PIBID-UFF) from May 20016 to February 2018. In this scenario, a project on the use of comics in the teaching methodology of problem solving, the HQ Project (currently called HQEM) was developed. This project seeks to reduce possible difficulties related to the use of the mother tongue, in the understanding of mathematical problems, through the presentation and simulation of situations problems in the language of comics. The work consists in the report of two experiments carried out with students of the 3rd year of High School of Manuel de Abreu State College and students of the initial periods of the Mathematics degree course of the Federal Fluminense University (UFF), where they were confronted with the developed material by the author within the scope of the HQEM, the comic: Bees Geometris. The applied didactic material was evaluated by nineteen students and one teacher of mathematics of the Basic Education and seven students of Higher Education, through a proposed activity and of questionnaires. Despite some differentiated results, the comic had a good acceptance by those involved in this research, being possible to conclude, based on the obtained results, that it fulfilled its initial objective-
Descrição: dc.description68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geometria-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry-
Palavras-chave: dc.subjectComics-
Título: dc.titleAbelhas geômetras: um relato de experiência do uso de história em quadrinhos como recurso didático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.