As relações entre o cinema brasileiro e a arte contemporânea a partir da Tropicália : estudo dos filmes Câncer, A lira do delírio e Exu-piá, coração de Macunaíma

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, João Luiz-
Autor(es): dc.contributorCPF:25314718715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783160U4-
Autor(es): dc.creatorReal, Elizabeth Maria Mendonca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768972-
Descrição: dc.descriptionIn this text I intend to set the relations between the Brazilian Cinema and visual arts, specifically during and after the Tropicalism, an important milestone of the Brazilian culture in the late 60 s. Such relations can be placed in a cultural context characterized by intense changes between the different fields of arts, no only in Brazil, but in the whole world. By studying three movies Câncer by Glauber Rocha, A lira do delírio by Walter Lima Jr., and Exu-Piá, coração de Macunaíma by Paulo Veríssimo which were made in different decades but share common characteristics, it aims to highlight concepts that inserts the cinematographic production in the context of contemporary art. The similarity with performance, the crisis on authorship notion and the identification with the urban popular culture are themes that guide the three chapters of this text.-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho procuro estabelecer as relações ente o cinema brasileiro e as artes plásticas, a partir do período tropicalista, no final da década de 1960. Tais relações podem ser situadas em um contexto cultural marcado pela intensa troca entre os diferentes campos das artes, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. A partir de três filmes Câncer, de Glauber Rocha, A lira do delírio, de Walter Lima Jr., e Exu-Piá, coração de Macunaíma, de Paulo Veríssimo realizados em diferentes décadas, mas possuidores de características comuns, busca-se perceber conceitos que situam o fazer cinematográfico no contexto da arte contemporânea. A aproximação com a performance, a crise em torno da noção de autoria e a identificação com a cultura popular urbana são os temas que norteiam os três capítulos desta dissertação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectArte-
Palavras-chave: dc.subjectTropicalismo (Movimento musical)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleAs relações entre o cinema brasileiro e a arte contemporânea a partir da Tropicália : estudo dos filmes Câncer, A lira do delírio e Exu-piá, coração de Macunaíma-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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