Contribuições da abordagem gestáltica para a compreensão dos fenômenos do transtorno do espectro do autismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Priscila Pires-
Autor(es): dc.contributorFreire, Flávia Helena Miranda de Araújo-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos-
Autor(es): dc.creatorMorato, Patrícia Rebeca da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768971-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca compreender as características do transtorno do espectro do autismo a partir de um resgate histórico, com a apresentação dos DSM-I, DSM-II, DSM-III, DSM-IV e DMS-V, e também, as hipóteses levantadas acerca das causas do autismo. A partir disto, busca-se apresentar como o manejo terapêutico com embasamento na abordagem gestáltica pode auxiliar tanto as pessoas com autismo - que neste trabalho enfoca o atendimento com crianças - e também como podem ser instrumento aos pais. Para isso, é apresentado um dispositivo - projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) que desenvolve tecnologia assistiva e se apresentou como uma ferramenta eficiente no auxílio às crianças autistas promovendo aprendizagem e independência das mesmas. Nesse contexto, ressalta-se como a psicologia pode contribuir como um importante agente no processo de interação no ambiente ADACA. Por meio deste estudo, compreendemos como podemos voltar nosso olhar para o autismo sem discriminar e inferiorizar, sempre buscando um olhar singular-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to understand the autism spectrum disorder characteristics from a historical, with the presentation of DSM-I, DSM-II, DSM-III, DSM-IV and DMS-V and also the hypotheses about the causes of autism. From this, we try to present as the therapeutic management with basis in gestalt approach can help both people with autism - that this work focuses more children - and how they can be an instrument to parents. For this, a device is presented - ADACA project (Digital Learning Environment for Children with Autism) that develops assistive technology and introduced itself as an effective tool in helping the autistic children through learning and independence of these. In that context, it emphasizes how psychology can contribute as an important agent in the interaction process in ADACA environment. Through this study, we will understand how we can turn our attention to autism without discrimination and degrade, always in search of a unique look-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectGestalt-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias assistivas-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectGestalt (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectAssistive technologies-
Título: dc.titleContribuições da abordagem gestáltica para a compreensão dos fenômenos do transtorno do espectro do autismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.