Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Priscila Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Freire, Flávia Helena Miranda de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Caminha, Vera Lúcia Prudência dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Morato, Patrícia Rebeca da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6399 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768971 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo busca compreender as características do transtorno do espectro do autismo a partir de um resgate histórico, com a apresentação dos DSM-I, DSM-II, DSM-III, DSM-IV e DMS-V, e também, as hipóteses levantadas acerca das causas do autismo. A partir disto, busca-se apresentar como o manejo terapêutico com embasamento na abordagem gestáltica pode auxiliar tanto as pessoas com autismo - que neste trabalho enfoca o atendimento com crianças - e também como podem ser instrumento aos pais. Para isso, é apresentado um dispositivo - projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) que desenvolve tecnologia assistiva e se apresentou como uma ferramenta eficiente no auxílio às crianças autistas promovendo aprendizagem e independência das mesmas. Nesse contexto, ressalta-se como a psicologia pode contribuir como um importante agente no processo de interação no ambiente ADACA. Por meio deste estudo, compreendemos como podemos voltar nosso olhar para o autismo sem discriminar e inferiorizar, sempre buscando um olhar singular | - |
Descrição: dc.description | This study seeks to understand the autism spectrum disorder characteristics from a historical, with the presentation of DSM-I, DSM-II, DSM-III, DSM-IV and DMS-V and also the hypotheses about the causes of autism. From this, we try to present as the therapeutic management with basis in gestalt approach can help both people with autism - that this work focuses more children - and how they can be an instrument to parents. For this, a device is presented - ADACA project (Digital Learning Environment for Children with Autism) that develops assistive technology and introduced itself as an effective tool in helping the autistic children through learning and independence of these. In that context, it emphasizes how psychology can contribute as an important agent in the interaction process in ADACA environment. Through this study, we will understand how we can turn our attention to autism without discrimination and degrade, always in search of a unique look | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias assistivas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestalt (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technologies | - |
Título: dc.title | Contribuições da abordagem gestáltica para a compreensão dos fenômenos do transtorno do espectro do autismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: