Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Marton, Silmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Beiral, Hellen Jannisy Vieira | - |
Autor(es): dc.creator | Conceição, Heidi Rocha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768968 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação resultou de uma pesquisa vinculada à linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e investigou as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como possibilidades de construção da formação crítica do estudante. Buscou- se conhecer o que pensam os estudantes acerca das práticas pedagógicas na EJA e compreender as relações que estabelecem com a realidade social a partir da formação na EJA. A pesquisa qualitativa contou com revisão de literatura e coleta de dados através de entrevistas narrativas que foram analisados na perspectiva teórica da entrevista compreensiva. Tivemos como fundamentação teórica, autores que discutem acerca das seguintes temáticas: Educação de Jovens e Adultos, Práticas Pedagógicas e Currículo. Dentre os resultados, destacamos a verificação de que, apesar de os estudantes vivenciarem cotidianamente diferentes formas de opressão, a formação na EJA efetivada através das práticas pedagógicas, têm lhes possibilitado a construção de uma visão crítica da realidade social. Essa formação crítica se manifesta, em geral, em novas atitudes na busca da transformação de si e da coletividade, em um constante vir a ser, conforme assevera a pedagogia freireana. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation resulted from a research linked to the research line Diversity, Social Inequalities and Education, of the Graduate Program in Education at Universidade Federal Fluminense. She investigated pedagogical practices in Youth and Adult Education (EJA) as possibilities for building critical student education. I sought to know what students think about pedagogical practices in EJA and to understand the relationships they establish with social reality from this training. The qualitative research included a literature review and data collection through narrative interviews. These narratives were analyzed in the theoretical perspective of the comprehensive interview. We had as theoretical foundation, authors who discuss the following themes: Education of Youth and Adults, Pedagogical Practices and Curriculum. Among the results, we highlight the verification that, although students experience different forms of oppression on a daily basis, the training in EJA carried out through pedagogical practices, has enabled them to build a critical view of social reality. This critical formation is manifested, in general, in new attitudes in the search for the transformation of oneself and of the collectivity, in a constant becoming. These ideas are in line with Freirean pedagogy. | - |
Descrição: dc.description | 106 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youth and Adult Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical Training | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante | - |
Título: dc.title | Práticas pedagógicas na EJA como possibilidades de construção da formação crítica do estudante | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: