Marcas de governo: grandes projetos como instrumento de promoção política em cidades brasileiras

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Autor(es): dc.contributorBienenstein, Glauco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7965940823617641-
Autor(es): dc.contributorSanchéz García, Fernanda Ester-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9718361326899910-
Autor(es): dc.contributorBienenstein, Regina-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0626304726886668-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabrício Leal de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2938548638400550-
Autor(es): dc.contributorPolli, Simone Aparecida-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3438496652854236-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4654529770440050-
Autor(es): dc.creatorVera, Alvaro Mauricio Pilares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26328-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22404/PPGAU.2021.d.05302702770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768966-
Descrição: dc.descriptionAs áreas centrais das metrópoles brasileiras, nas últimas décadas, têm sido palco de Grandes Projetos Urbanos, despertando discussões sobre a sua concepção projetual urbanística e arquitetônica e sua influência política na tomada de decisões. O presente estudo tem por objetivo discutir a concepção e implantação de três GPUs deixados como marcas de governo enquanto instrumento de promoção política em três cidades de escalas diferentes, a saber, na área central do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói, durante as administrações dos prefeitos Eduardo Paes (2009-2016), Zito (2009-2012) e Jorge Roberto Silveira (2009-2012), respectivamente, buscando identificar atores e agentes que participaram do processo de apropriação do espaço público nessas regiões da cidade onde tais projetos estão inseridos. O período de análise abrange o processo de concepção e implantação dos GPUs em questão. Desse modo, nos moldes empresariais de gestão da cidade contemporânea, conclui-se que o “sucesso” de um GPU pode estar vinculado ao poder exercido durante a gestão propriamente dita da cidade, ao lugar da implantação (questões físicas e simbólicas) e a forma (plástica) adotada para a arquitetura, como artificio para promover uma sensação de satisfação e orgulho por parte dos habitantes do lugar.-
Descrição: dc.descriptionIn the past few decades, central áreas in Brazilian cities have been transformed by Urban Megaprojects (Grandes Projetos Urbanos - GPU), evoking debate about their designing conception and political influence in decision-making. This study aims to discuss the deployment of three GPUs as a political promotion instrument in three different scales cities - the centrality of Rio de Janeiro, Duque de Caxias and Niteroi, during the mandate Eduardo Paes (2009-2016), Zito (2009-2012) and Jorge Roberto Silveira (2009-2012) respectively, seeking to identify actors and agents who participated in the process of appropriation of public space in those regions of the city where such projects are inserted. The review period covers the processes of conception, study and implantation of the GPUs, under the contemporary city business model, concluding that the “success” of a GPU can be associated with the power exercised during management, the site implementation (in a physical and symbolic manner) and the shape (in a plastical manner) adopted for architecture, as an involving artifice for a sense of satisfaction and pride for the inhabitants of the city.-
Descrição: dc.description197-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarcas de Governo-
Palavras-chave: dc.subjectGrandes Projetos Urbanos-
Palavras-chave: dc.subjectÁreas Centrais-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresariamento Urbano-
Palavras-chave: dc.subjectCity Marketing-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectGestor Municipal-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto urbanístico-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalização-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica-
Palavras-chave: dc.subjectRegião Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectGovernment Marks-
Palavras-chave: dc.subjectMegaprojects-
Palavras-chave: dc.subjectCentral Areas-
Palavras-chave: dc.subjectGlobalization-
Palavras-chave: dc.subjectUrban Bussiness-
Palavras-chave: dc.subjectCity Marketing-
Palavras-chave: dc.subjectArchitecture-
Palavras-chave: dc.subjectPolitics-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal Manager-
Título: dc.titleMarcas de governo: grandes projetos como instrumento de promoção política em cidades brasileiras-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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