
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Soares, Flávia dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-07-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/326 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768956 | - |
| Descrição: dc.description | 10p. ISBN 978-85-63823-01-4. | - |
| Descrição: dc.description | Debates sobre diversos aspectos dos manuais didáticos foram frequentes o todo o século XIX. A crescente implantação do método simultâneo estimulou a produção de materiais pedagógicos destinados a essa nova organização do ensino. Os compêndios adquirem importância na estruturação das disciplinas escolares e atuam como fundamentais na formação e institucionalização da escola brasileira. A produção didática cresce e revela-se um ramo com possibilidades de lucro. As livrarias ampliam suas funções, deixando a função de meramente distribuidores de livros e passando a ser também editores. É nesse ambiente que se nota um início da atuação de professores como autores de livros didáticos. Esse texto tem como objetivo fazer algumas considerações sobre a figura do professor-autor de livros didáticos de Matemática durante o século XIX, época em que começam a surgir as primeiras obras destinadas as escolas elementares e secundárias escritas por autores brasileiros. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Comitê Interamericano de Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores-autores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Império | - |
| Título: dc.title | Professores-autores de compêndios de Mate mática no século XIX | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: