
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Maciel, Fabianne Manhães | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0964138371218874 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Camilo Plaisant | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7969152669581314 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Heron Abdon | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8524760938278414 | - |
| Autor(es): dc.creator | Stael, Felippe de Paula Coelho Muzy | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24885 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768954 | - |
| Descrição: dc.description | Estamos inseridos em uma realidade social que se depara com novos paradigmas oriundos de uma revolução tecnológica. Conforme busca se explorar ao longo deste trabalho, a informação, que expressa as manifestações culturais através de, por exemplo, imagens e obras de arte visuais suportadas em ambiente digital, está sendo disseminada em velocidades nunca antes percebidas, por meio do sistema global de comunicação conhecido como Internet. Em tal cenário, os direitos dos autores que têm suas obras distribuídas nesse meio imaterial poderiam estar sendo tolhidos e violados. Percebendo a necessidade de amparar esses criadores através do direito autoral, o Estado, no entanto, não poderia deixar de observar os direitos de âmbito sociocultural de seus cidadãos. Aqui, então, surge um impasse que ainda não encontra muitas alternativas e respostas, em razão das expectativas incertas que o crescimento exponencial das inovações tecnológicas trouxe. Neste trabalho, cuja análise pretendida foi realizada com o auxílio de livros, artigos científicos e matérias retiradas de portais de informação online, procura-se delinear cada um dos direitos confrontados dentro desse prisma plano, numa abordagem sumária, a fim de visualizarmos a relação que se dá entre esses e as repercussões que vêm desse paralelo | - |
| Descrição: dc.description | We are inserted in a social reality that is faced with new paradigms arising from a technological revolution. As explored throughout this work, information, expressed as cultural manifestations through, for example, images and visual artworks supported in a digital environment, is being disseminated at speeds never before perceived, through the known global communication system, Internet. In this scenario, authors have their works distributed in this immaterial medium that may be hindered and violated. Realizing the need to support these creators through Copyright Law, the government, however, cannot fail to observe the sociocultural rights of its citizens. Then, here arises an impasse that still does not find many alternatives and answers, due to the uncertain expectations that the exponential growth of technological innovations introduced. In this analysis, that was done with the support of books, scientific articles and materials taken from online information portals, we try to delineate each of the rights confronted within this context, in a summary approach, in order to visualize the relationship that occurs between them and the repercussions that come from this parallel | - |
| Descrição: dc.description | 89 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Revolução tecnológica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Manifestações culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistema global de comunicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito autoral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direitos de âmbito sociocultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito autoral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological revolution | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural manifestations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Global communication system | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Copyright law | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociocultural rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technological innovations | - |
| Título: dc.title | Os direitos dos criadores de obras artísticas visuais em suporte digital contrapostos ao direito sociocultural de acesso a essa criação: uma análise em busca de alternativas conciliatórias | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: