Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arenari, Brand | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Carlos Sávio G. | - |
Autor(es): dc.contributor | Serra, Carlos Henrique Aguiar | - |
Autor(es): dc.contributor | Rebouças, William Bueno | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Janaina Schequenne Miguel da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24066 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768944 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to analyze the popularization of the Movement School Without Party, in the search to understand how an initiative that discusses an issue as conceptual as neutrality, achieved such popular support. Through discourse analysis, the work seeks to understand the role of ideology in communication and science, especially in the human sciences; religious cultural traits of this latent political morality that makes up the civil movement; the consequences of the 2013 protests, it means, the polarization and politicization of social networks, as factors that leveraged the popularity of the movement. All these factors make up the discourse analysis, being a discussion about the discourse produced by the movement itself and its historical contextualization. Finally, the work contextualize the current situation of education, which in the face of negative indexes needs to rethink its role, since the distance between the community and educational institutions has been detrimental to the very maintenance of these institutions and the search for solutions for quality education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimento escola sem partido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neopentecostalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manifestações de 2013 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservadorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservadorismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movement school without party | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neo-pentecostalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil´s 2013 protests | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservatism | - |
Título: dc.title | Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: