Análise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArenari, Brand-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Carlos Sávio G.-
Autor(es): dc.contributorSerra, Carlos Henrique Aguiar-
Autor(es): dc.contributorRebouças, William Bueno-
Autor(es): dc.creatorSilva, Janaina Schequenne Miguel da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768944-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo analisar a popularização do Movimento Escola Sem Partido, na busca por entender como uma iniciativa que discute uma questão tão conceitual como a neutralidade, alcançou tamanho apoio popular. Por meio da análise de discurso, o trabalho busca compreender o papel da ideologia na comunicação e na ciência, principalmente nas ciências humanas; traços culturais religiosos dessa latente moralidade política que compõe o movimento civil; as consequências das manifestações de 2013, isto é, a polarização e politização das redes sociais, como fatores que alavancaram a popularidade do MESP. Todos esses fatores compõem a análise de discurso, sendo uma discussão sobre o próprio discurso produzido pelo movimento e sua contextualização histórica. Por fim, contextualiza a atual situação da educação, que diante de índices negativos necessita repensar o seu papel, já que o distanciamento entre a comunidade e as instituições de ensino têm sido prejudiciais à própria manutenção dessas instituições e à busca por soluções para uma educação de qualidade.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to analyze the popularization of the Movement School Without Party, in the search to understand how an initiative that discusses an issue as conceptual as neutrality, achieved such popular support. Through discourse analysis, the work seeks to understand the role of ideology in communication and science, especially in the human sciences; religious cultural traits of this latent political morality that makes up the civil movement; the consequences of the 2013 protests, it means, the polarization and politicization of social networks, as factors that leveraged the popularity of the movement. All these factors make up the discourse analysis, being a discussion about the discourse produced by the movement itself and its historical contextualization. Finally, the work contextualize the current situation of education, which in the face of negative indexes needs to rethink its role, since the distance between the community and educational institutions has been detrimental to the very maintenance of these institutions and the search for solutions for quality education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento escola sem partido-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectNeopentecostalismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectManifestações de 2013-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectConservadorismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectMovement school without party-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Palavras-chave: dc.subjectNeo-pentecostalism-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil´s 2013 protests-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectConservatism-
Título: dc.titleAnálise sobre a popularização do discurso do Movimento Escola Sem Partido-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.