Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mauad, Ana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Ângela de Castro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rollemberg, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor | Schvarzman, Sheila | - |
Autor(es): dc.contributor | Lino, Sônia Cristina da Fonseca M. | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Cristina Souza da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768943 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese tem por objetivo analisar como os Institutos de cinema, respectivamente estabelecidos na Itália e no Brasil, Instituto Nacional LUCE e Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE) colaboraram com a formação do novo homem do Fascismo e do Estado Novo através de imagens cinematográficas. Mussolini chegou ao poder em 1922, por meio da “Marcha sobre Roma” e, a partir deste momento, iniciou a construção de um governo nacionalista, onde as necessidades da nação deviam estar acima das individuais. Para transformar a sociedade foi preciso ainda construir um novo cidadão nacional, chamado de novo homem, cujo modo de se comportar e atuar no espaço social levaria em conta a coletividade. Em 1937, Getúlio Vargas instaurou o Estado Novo, um governo autoritário com princípios nacionalistas. Também Vargas iniciou um processo de transformação social e econômica, em que as questões coletivas se sobrepunham aos interesses dos indivíduos. Para ocupar o lugar do “velho homem” brasileiro, o Estado Novo desejava um novo cidadão, um novo homem, que fosse coletivo, disciplinado e trabalhador. Para contribuir no processo de formação do novo homem fascista e estadonovista, foram criados os institutos de cinema com a missão de vincular, através das imagens, os valores nacionais eleitos pelos dois governos. Compreender como os filmes educativos do INCE e do LUCE divulgaram estes valores, com o objetivo de educar os jovens segundo os ideais nacionalistas, é a questão principal desta tese. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | This thesis has the objective of analysing how the cinema institutes, respectively correspondent to Italy and Brazil, LUCE National Institute and National Institute of Educational Cinema (INCE, in Portuguese) have collaborated to the formation of the new man of Fascism ideology and the Brazilian Estado Novo through cinematographical images. Mussolini climbed to power in 1922, through the “march over Rome” and, through that moment, initiated the construction of a nationalist government, where the necessities of the nation should be above the individual ones. In order to transform the society the making of the “new citizen” was still necessary, the new man, whose behavior and attitudes in the national space would take collectivity into account. In 1937, Getúlio Vargas established the Brazilian Estado Novo (New State), an authoritarian regime with nationalist principles. Vargas also initiated a process of social and economical transformation, in which the collective questions overcame individual interests. In order to occupy the place of the Brazilian “old man”, the Estado Novo also wanted a new citizen, a new man, who would be collective, disciplined and hard-working. In order to contribute on the process of formation of the fascist and “estadonovista” new man, were created the cinema institutes with the mission of linking, through images, the national values chosen by the two governments. To comprehend how the INCE and LUCE educational films spread these values, with the objective of educate youngsters according to the nationalist ideals, is the main question of this thesis. | - |
Descrição: dc.description | 420 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema na educação - aspecto histórico - 1925-1945 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - aspecto político | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Título: dc.title | Para além das fronteiras nacionais: um estudo comparado entre os institutos de cinema educativo do estado novo e do fascismo (1925-1945) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: