Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saint Clair, Ericson Telles | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Rôssi Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Lara, Laís dos Passos | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Alice Leal | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30209 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768940 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia é um estudo de caso com intenção de apresentar, analisar e elucidar as principais e atuais divergências nos modos de agir, pensar e sentir dos fãs do BTS, um grupo de estrelas globais do pop coreano. Divergências essas que podem ocasionar tensões sob forma de conflitos e disputas simbólicas dentro da comunidade de fãs (fandom), ambientadas principalmente no Twitter. Essa problemática é traçada a partir do contexto histórico, cultural, político e social do fenômeno cultural híbrido da indústria cultural contemporânea conhecido como pop coreano, da sua ascensão através da Internet, do protagonismo atual do BTS e do papel dos fãs em alguns desses processos. Em seguida, há abordagem de tópicos relativos à produção da identidade fã e formações de comunidades através do consumo cultural e simbólico nos contextos da cibercultura e conexão global e alguns contrastes e questionamentos sobre diferentes classificações de subcultura e cultura da convergência. Por fim, a problemática em questão é apresentada e analisada através de uma demonstração das estruturas e mecanismos socioculturais do fandom, reconsideração e reutilização de alguns conceitos importantes da Psicologia, Sociologia e/ou Estudos Culturais e uso de exemplos sob formato de tweets realizados por usuários de contas de fã | - |
Descrição: dc.description | 50 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | K-pop | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fandom | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subcultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflitos simbólicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Twitter (Site de relacionamentos) | - |
Título: dc.title | Fandom enquanto mosaico subcultural: um estudo de caso dos conflitos entre contas de fãs do BTS no Twitter | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: