Partiu universidade? Jovens olhares sobre o acesso e a permanência no ensino superior público

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorCarrano, Paulo César Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorSilva, Anderson Paulino da-
Autor(es): dc.contributorHeringer, Rosana Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2879857700544527-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4879108966542593-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9106017105325057-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4456680857143858-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9066311393158506-
Autor(es): dc.creatorPessanha, Joyce Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15789-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768930-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve como objetivo investigar em que medida os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro, situadas no município de Niterói, têm informação acerca das políticas de acesso e permanência no ensino superior público. O estudo buscou compreender, também, quais são as expectativas dos jovens estudantes com relação ao acesso ao ensino superior e, se as escolas públicas estaduais estão colaborando para motivar os estudantes a ingressar nesse nível de ensino. Para tanto, o estudo foi desenvolvido articulando a abordagem quantitativa com a abordagem qualitativa. Dessa forma, foram utilizados como instrumentos metodológicos um questionário exploratório e uma entrevista semiestruturada. A referida pesquisa compôs seu banco de dados através de três escolas estaduais com ensinos médios com perspectivas de atuação distintas, tais como, formação de professores, ensino integral e formação geral. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Bernard Lahire, Pierre Bourdieu e Bernard Charlot. Com o intuito de melhor compreender e analisar os dados obtidos realizou-se, também, um levantamento bibliográfico sobre: os estudos das políticas de acesso e permanência no ensino superior público, a escolarização das camadas populares, a juventude brasileira e o ensino médio público e, analisou-se dados secundários dos Censos da educação básica e do ensino superior, do IBGE, da Plataforma QEdu e do Observatório do Plano Nacional de Educação. Evidenciou-se que ainda há desconhecimento total ou parcial sobre as políticas de acesso e permanência no ensino superior público por parte dos estudantes do ensino médio público estadual. No entanto, foi possível perceber que as expectativas e motivações em ingressar no ensino superior são condizentes com algumas variáveis familiares e escolares. Destacou-se, assim, a importância da atuação escolar no incentivo da continuidade dos estudos e a necessidade de uma ampla divulgação das políticas de democratização do ensino superior entre os jovens estudantes das camadas populares-
Descrição: dc.descriptionThis work had the goal to investigate how much the students of the last year of public high schools in Niterói, Rio de Janeiro, have information about assessment and permanence policies to higher education in public universities. The study also approached the expectations of these juveniles in relation to the universities, and if the state public schools are collaborating to motivate these students to enter on a higher education. To achieve these goals, this work developed the quantity and the quality approaches together. On this way, it used as methodological tools an exploratory questionnaire and a semi-structured interview. This research had three state public high schools in its database, with different perspectives, like “teachers` training”, “integral education” and “general educations”. It had the support of Bernard Iahire, Pierre Bourdiei and Bernard Charlot`s studies. For better understanding and analyzes of database, there was a bibliographical survey on studies of access and permanence policies in public higher education, schooling of the popular classes, Brazilian youth and public secondary education. There were alsoanalyzes about secondary data from the Census of Basic Education and Higher Education, IBGE, the QEdu Platform and the Observatory of the National Education Plan. There were evidences that there is still total or partial ignorance about the policies of access and permanence in public higher education by the students of the public high school. However, it was possible to realize that the expectations and motivations to enter on a higher education are consistent with some family and school variables. These facts highlight the importance of school performance in encouraging the continuity of studies and the need for a wide dissemination of the policies of democratization of higher education among the young students of the popular classes-
Descrição: dc.description147 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso-
Palavras-chave: dc.subjectPermanência-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso ao ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPermanence-
Palavras-chave: dc.subjectYoung-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titlePartiu universidade? Jovens olhares sobre o acesso e a permanência no ensino superior público-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.