O jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a História da Ciência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Aroldo Nascimento-
Autor(es): dc.contributorBertagnolli, Denise de Castro-
Autor(es): dc.contributorLourenço, Leandro Maranghetti-
Autor(es): dc.creatorLippi, Mírian Lima de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22476-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768929-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho contempla uma proposta para o ensino de Tabela Periódica (TP). O interesse em tal proposta e a elaboração de uma sequência didática (SD) surgiu a partir das observações realizadas durante o Estágio Obrigatório Curricular, disciplina do curso de Licenciatura em Química. A percepção da dificuldade dos professores em preparar atividades ou utilizar recursos didáticos que facilitem a compreensão dos conteúdos é algo que nos mobilizou na busca de uma estratégia de ensino de caráter mais problematizador. Como forma de tornar o Ensino de Química mais atrativo, apresentamos uma proposta para o ensino de TP pautado na História da Ciência (HC), de modo a mostrar como se deu a construção de uma tabela para organizar os elementos químicos. Para este fim, foi desenvolvido e aplicado um jogo didático com base na tabela publicada por Mendeleev em 1869. Os resultados obtidos mostram que esse é um caminho que favorece melhor interação entre os estudantes e o professor, além de tornar a aula mais dialogada e evidenciar que o desenvolvimento científico envolve um esforço de inúmeros cientistas.-
Descrição: dc.descriptionThe present work contemplates a proposal for the teaching of the Periodic Table (TP) The interest in the proposal and the elaboration of a didactic sequence (SD) arose from the sessions held during the Compulsory Internship, discipline of the Degree in Chemistry course. The perception of teachers' difficulty in preparing activities or using didactic resources that facilitate the comprehension of the contents is something that mobilized us in search of a teaching strategy of the most problematic character. As a way to make Chemistry Teaching more attractive, we present a proposal for the teaching of TP, published in the History of Science (HC), in order to show how it built a table to organize the chemical elements. To this end, it was developed and applied in a didactic game based on the table published by Mendeleev in 1869. The results show that this is a path that favors the best interaction between the students and the teacher, besides making the class more dialogued and evidence that scientific development involves an effort of scientific numbers.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectTabela periódica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodic table-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of Science-
Título: dc.titleO jogo didático como estratégia para o ensino de tabela periódica em uma interface com a História da Ciência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.