Entre o sujeito do conhecimento e o projeto de modernidade, ciência e escola: corpos e sons

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPiaia, Victor Rabello-
Autor(es): dc.contributorLima, Silvana Mendes-
Autor(es): dc.contributorFerraz, Joana DArc Fernandes-
Autor(es): dc.creatorHarduim, Luisa Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768928-
Descrição: dc.descriptionO sujeito do conhecimento, como unidade teórica do projeto de modernidade, ciência e escola, contorna discussões tanto ontológicas quanto epistemológicas. Neste sentido, as pesquisas micropolíticas entranham a relevância da base da teoria social. A partir de leituras de Santiago Castro-Gómez, a teoria decolonial questiona a alteridade entre os mecanismos de saber-poder. Já em leituras de Suely Rolnik, a cartografia traça o devir-outro. O que perdura em nós entre nossos encontros? A negação do conhecimento do outro perpassa as dicotomias: episteme-doxa, cultura-natureza e sujeito-objeto. O projeto de modernidade, ciência e escola molda os corpos para produção de subjetividades, no entanto, o sujeito do conhecimento não constitui somente contornos mentais. A percepção sonora dispõe não só da integração do projeto quanto da criação de linhas de fugas, pois a arte e política se encontram. Nesta discussão, a proposição do conceito de corpo para uma crítica ao projeto. Também em questão o pesquisador e sua pesquisa, além da escrita científica-
Descrição: dc.descriptionThe subject of knowledge, as the theoretical unit of the project of modernity, science and school, circumvents both ontological and epistemological discussions. In this sense, micropolitical research has the relevance of the basis of social theory. From the readings of Santiago Castro-Gómez, decolonial theory questions the alterity between the mechanisms of know-how. And in Suely Rolnik's readings, cartography traces the devir-other. What remains in us between our meetings? The denial of knowledge of the other pervades the dichotomies: episteme-doxa, culturenature and subject-object. The project of modernity, science and school shapes the bodies for the production of subjectivities, however, the subject of knowledge is not only mental outlines. Sound perception has not only the integration of the project but also the creation of leakage lines, since art and politics meet. In this discussion, the proposition of the concept of body for a critique of the project. Also in question the researcher and his research, in addition to scientific writing-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSujeito do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de modernidade-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e escola-
Palavras-chave: dc.subjectMicropolítica-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção sonora-
Palavras-chave: dc.subjectArte e política-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectSubject of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectProject of modernity-
Palavras-chave: dc.subjectScience and school-
Palavras-chave: dc.subjectMicropolitic-
Palavras-chave: dc.subjectBody-
Palavras-chave: dc.subjectSound perception-
Palavras-chave: dc.subjectArts and politics-
Título: dc.titleEntre o sujeito do conhecimento e o projeto de modernidade, ciência e escola: corpos e sons-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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