Os diretores escolares do noroeste fluminense do Estado do Rio de Janeiro: desafios para uma gestão democrática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorLima, Cecília Neves-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Daniela Patti do-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorSalles, Roberto de Souza-
Autor(es): dc.contributorBernado, Elisângela da Silva-
Autor(es): dc.creatorMotta, Diones Bernarde dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16790-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768916-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a seleção de diretores das escolas públicas municipais da Mesorregião do Noroeste Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, produzindo um comparativo normativo das principais legislações nacionais e municipais sobre a gestão democrática e verificando o contexto da prática dessas políticas nos 13 (treze) municípios da região pesquisada. Para isso, primeiramente, é realizada uma abordagem teórico metodológica de uma pesquisa de cunho qualitativo à luz dos estudos do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, Bowe e Gold (1992), seguido de um debate sobre democracia, desigualdade e gestão escolar no federalismo. Apresenta-se também as principais legislações e pressupostos teóricos que envolvem a gestão democrática e as políticas de seleção de diretores dos municípios pesquisados. Busca-se, então, preencher uma lacuna existente na literatura sobre pesquisas realizadas na região em destaque e identificar a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao interior do Estado e a gestão escolar. Sendo assim, a proposta deste trabalho é responder a seguinte questão: como ocorre o processo de seleção de diretores escolares dos 13(treze) municípios da Mesorregião Noroeste Fluminense do estado do Rio de Janeiro? Por fim, observa-se que a gestão democrática, ainda hoje, apresenta-se como um grande desafio na seleção dos diretores escolares dos municípios que se mostram enraizados no patrimonialismo-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe current work has as a general objective to analyze how the selection of principals of the municipal public schools of the Northwest Fluminense Mesoregion of the State of Rio de Janeiro takes place, producing a normative comparison of the main national and municipal laws on democratic management and verifying the context of practice of these policies in the 13 (thirteen) municipalities in the surveyed region. For that, first a theoretical methodological approach of a qualitative research is carried out in the light of the studies of the Policy Cycle of Stephen Ball, Bowe and Gold (1992), followed by a debate on democracy, inequality and school management in federalism. It also presents the main laws and theoretical assumptions that involve democratic management and policies for the selection of the directors of the surveyed municipalities. It seeks, then, to fill out a gap in the literature on research carried out in the highlighted region and to identify the need for more research related to the interior of the State and school management. Therefore, the purpose of this paper is to answer the following question: how does the selection process of school principals in the 13 (thirteen) municipalities of the Northwest Fluminense Mesoregion of the state of Rio de Janeiro occur? Finally, it is observed that democratic management, even today, presents itself as a great challenge in the selection of school principals from the municipalities that are rooted in patrimonialism-
Descrição: dc.description137 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectNoroeste Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSeleção de diretores-
Palavras-chave: dc.subjectGestão democrática-
Palavras-chave: dc.subjectDiretor escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal schools-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic management-
Palavras-chave: dc.subjectNorthwest Fluminense-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectSelection of directors-
Título: dc.titleOs diretores escolares do noroeste fluminense do Estado do Rio de Janeiro: desafios para uma gestão democrática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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