Entre fábula e perversidade: a produção do espaço urbano na cidade de Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBartholl, Timo-
Autor(es): dc.contributorBartholl, Timo-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Márcio Piñon de-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, João Carlos Carvalhaes-
Autor(es): dc.creatorLeandro, João Pedro Lepore-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25734-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768906-
Descrição: dc.descriptionDiante de um cenário de crescente competição entre as cidades por recursos econômicos e humanos, o desenvolvimento de uma gestão empreendedora do urbano se tornou primordial para atrair investimentos. Nisso, para ganhar o apoio da população local para a transformação urbana, a partir de práticas de branding urbano e empreendedorismo urbano, procuram-se criar novos ambientes urbanos e novas imagens sobre as cidades, como é o caso do Rio de Janeiro, que se coloca enquanto “cidade maravilhosa”, Barcelona enquanto “cidade das pessoas”, e diversas smart cities que têm se configurado na conjuntura atual. Nesse sentido, a questão central do presente trabalho se volta para o entendimento de como a produção do espaço da cidade de Niterói reflete as características de uma governança pautada no empreendedorismo urbano, buscando compreender quais as realidades da cidade de Niterói que emergem como contradição nesse processo. Foi feito um levantamento bibliográfico acerca da produção acadêmica sobre o tema, bem como buscar em documentos oficiais, reportagens de jornais e dados oficiais sobre Niterói, informações centrais para analisar as fábulas, perversidades e contradições constituintes da produção do espaço urbano niteroiense.-
Descrição: dc.descriptionIn the scenery of growing competition between the cities for economic and human resources, the development of an entrepreneurship way to manage the cities has become very important to attract investment. To gain support of the local population for urban transformation the city governments engage in the construction of new urban environments and new images of the cities, using practices of urban branding, as the case of Rio de Janeiro, that has been constructed as “marvelous city”, Barcelona, that has been constructed as a “city of the people”, and many smart cities that all over the world. In this sense, the central question here is to understand how the production of space in the city of Niterói reflects the characteristics of an entrepreneurship way to manage the urban space, seeking to understand the realities of the city that emerge as a contradiction of this process. A bibliographic survey was realized, besides the search in official documents, newspaper news and official data of Niterói, gathering important informations to analyze the fables, the perversity and the contradictions constituents of the production of Niterói urban spaces.-
Descrição: dc.description56 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo Urbano-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói-
Palavras-chave: dc.subjectBranding Urbano-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de Vida-
Palavras-chave: dc.subjectMAC-
Palavras-chave: dc.subjectCaminho Niemeyer-
Palavras-chave: dc.subjectPraça do Povo-
Palavras-chave: dc.subjectAlegoria Urbana-
Palavras-chave: dc.subjectProdução do espaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo urbano-
Palavras-chave: dc.subjectBranding urbano-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectUrban entrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói-
Palavras-chave: dc.subjecturban branding-
Palavras-chave: dc.subjectquality of life-
Palavras-chave: dc.subjectCaminho Niemeyer-
Palavras-chave: dc.subjectPraça do Povo-
Palavras-chave: dc.subjecturban allegory-
Palavras-chave: dc.subjectMAc-
Título: dc.titleEntre fábula e perversidade: a produção do espaço urbano na cidade de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.