Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Simone Maria Andrade Pereira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:70685673715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Ana Paula Goulart | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:02222117780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723584J6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nercolini, Marildo José | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:68890600522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Campanella, Bruno Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:57490379722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5749037979153144 | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Thiago | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:81042287822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Heitor da Luz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-09-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-04-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768903 | - |
Descrição: dc.description | The thesis aims to address the relationship between television and the music industry in Brazil from an object little explored: the musical reality show. In order to analyze culturally the production strategies of all these television programs as an important current phenomenon of mass media now changing due to digital media, the qualitative research encompassed formats locally produced and exhibited in its first ten years of existence. The production of data for the analysis took place from a diverse collection of sources like: a) fragments and full episodes of the programs available on Youtube or collected directly by recording video from TV exhibitions, b) reports and critical reviews on newspapers and magazines that generate information and reflections about the programs and the participants, in particular those who gained prominence for its subsequent insertion into the music market, c) sites, official or not, about those TV shows and news releases to the media; d) interviews available in newspapers, magazines and the Internet with participants and those responsible for their production, as well as their jury. The analysis of these data enabled the postulation of the thesis that musical reality show was born as a set of television shows in which there is a protagonism of the music industry, but its trajectory as a subgenre over ten years in Brazilian TV make´s one note that a tension, articulated directly to that original feature, acquires its relevance and comes to define their function. This tension stems from moments of major and minor approach of the television subgenre s to the music industry in the modes of operation of TV shows taking into consideration mainly two axes: a) from the standpoint of economic rationality, in relation to the effort of direct transformation of participants in the great exponents of the music market, b) from the symbolic point of view, with the exposure of selection and operation modes of the industry mediated by cultural values involving genre and performance notions on the evaluations of the participants' presentations. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | O trabalho tem por objetivo abordar a relação entre televisão e indústria da música no Brasil a partir de um objeto pouco explorado: o reality show musical. Com a finalidade de analisar culturalmente as estratégias de produção do conjunto desses programas televisivos como importante fenômeno atual da comunicação de massa em transformação diante dos meios digitais, a pesquisa qualitativa englobou os formatos produzidos e exibidos localmente em seus dez primeiros anos de existência. A produção dos dados que permitiram a análise deu-se a partir de uma coleta diversificada de fontes como: a) fragmentos e episódios completos dos próprios programas disponíveis em vídeos no Youtube ou coletados diretamente pela gravação em vídeo da TV; b) matérias e críticas de jornais e revistas que geram informações e reflexões sobre os programas e os participantes que ganharam visibilidade para a sua posterior inserção no mercado musical; c) sites oficiais e oficiosos sobre os programas e releases para a mídia; d) entrevistas disponíveis na mídia impressa e na internet com os participantes e os responsáveis pela sua elaboração, bem como os seus jurados. A análise desses dados possibilitou a postulação da tese de que o reality musical nasce como um conjunto de programas televisivos em que há um protagonismo da indústria fonográfica, mas sua trajetória como subgênero ao longo de dez anos na TV brasileira leva a que se atente para o fato de que uma tensão, diretamente articulada a essa característica inicial, ganhe relevância e passe a definir a sua função. Tal tensão se origina de momentos de maior e menor aproximação do subgênero televisico com a indústria musical nos modos de funcionamento dos programas a partir, sobretudo, de dois eixos: a) do ponto de vista do interesse e da racionalidade econômica, em relação ao esforço direto de transformação dos participantes em grandes expoentes do mercado musical; b) do ponto de vista simbólico, com a exposição dos modos de seleção e de funcionamento da indústria mediados pelos valores culturais que envolvem mediações de gênero e de performance nas avaliações das apresentações dos participantes. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Publicador: dc.publisher | Comunicação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria da Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reality Show Musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Television | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music Industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical Reality Show | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | - |
Título: dc.title | Televisão; Indústria da música; Reality show musical no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: