Uma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luiz Miguel-
Autor(es): dc.contributorSantiago, Mylene Cristina-
Autor(es): dc.contributorCosta, Bruno Muniz Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorSousa, Carolina Silva Gomes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768898-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo compreender as relações e as interações das crianças com/no espaço geográfico que ocupam, contrastando com as relações e interações dos adultos no mesmo espaço. O interesse no assunto surgiu de inquietações cotidianas, observando acontecimentos e interações de crianças e adultos em espaços de convívio diário e suscitou alguns questionamentos, tais como: como as crianças constroem suas lógicas? Como elas percebem e se constroem no mundo onde vivem? Como essas lógicas se diferenciam das lógicas dos adultos? Nossa investigação se concentrou em uma turma de crianças de 4 anos do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR), no Colégio Pedro II (CP2). Nossa base teórica foi orientada pela pesquisa das espacialidades das crianças em suas vidas cotidianas de Martha Muchow e pelos estudos da teoria histórico-cultural de Vigotski. A Geografia da Infância foi nossa linha de condução de pesquisa, uma vez que dialogamos com as crianças e suas espacialidades na escola. A metodologia empregada para uma pesquisa COM crianças incluiu observações e registros nos espaços da escola em seus momentos livres e, posteriormente, conversas individuais com as crianças participantes sobre os registros. O registro de campo foi feito através de fotografias e anotações em caderno de campo e as conversas individuais com as crianças aconteceram de forma remota, através de aplicativos de troca de mensagens e chamadas de vídeo. A pesquisa, através de estudos e análise de registros, possibilitou uma visão diferenciada da forma como as crianças mostram muito de suas vivências nas brincadeiras e a importância de tudo isso em seu desenvolvimento-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to understand children’s relationships and interactions with/in the geographical space that they occupy, contrasting with the adult’s relationships and interactions in the same space. The interest in the subject emerge from daily concerns, observing children’s and adult’s events and interactions in spaces of day-by-day living and raised some questions, such as: how do children build their logic? How do they perceive andbuild themselves in the world where they live? How do these logics distinguish from those of adults? Our investigation focused on a group of 4-y ear-old children from the Reference Center for Early Childhood Education Realengo RCECER), at Pedro II School (P2S). Our theoretical basis was guided by the research of the children’s spatiality in their daily lives by Martha Muchow and by the studies of Vigotski's historical-cultural theory. Childhood Geography was our research line investigation, since we talked to children and their spatiality at school. The methodology employed for a survey with children included observations and records in the school spaces in their free time and, later, individual conversations with the participating children about the records. The field record was made through photographs and notes in a field notebook and the individual conversations with children happened remotely, through messaging applications and video calls. The research, through studies and analysis of records, made possible a different view of the way children show much of their experiences in games and the importance of it all in their development-
Descrição: dc.description269 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCartografias crianceiras-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectMartha Muchow-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia da Infância-
Palavras-chave: dc.subjectCREIR-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção geográfica na criança-
Palavras-chave: dc.subjectChild cartography-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectMartha Muchow-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood geography-
Título: dc.titleUma piscina que virou bolo: cartografias crianceiras e vivências espaciais na infância-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.