Significação da matemática no ensino de física: uma proposta de modelagem através da investigação de exemplos cotidianos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorVenezuela, Pedro Paulo de Mello-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorBarros Junior, Alfredo Antunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11717-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768896-
Descrição: dc.descriptionO trabalho aqui apresentado tem o intuito de dar significado à utilização da matemática como ferramenta, no auxílio da representação de modelos físicos aos alunos de ensino médio ou últimos anos do ensino fundamental. Tomando por base o referencial teórico relativo às atividades investigativas e as atuais diretrizes e parâmetros para o ensino de física, apresentamos, a título de exemplos, duas propostas de atividades investigativas que podem ser desenvolvidas em diferentes momentos da vida escolar do aluno. O primeiro exemplo se mostra ideal para uma fase introdutória do estudo da física, pois mostra de maneira simples como pode se modelar matematicamente um fenômeno físico e o segundo exemplo seria utilizado no período que o professor fosse abordar o assunto de energia potencial gravitacional. Acreditamos que a abordagem metodológica baseada em atividades investigativas ao se contrapor ao ensino tradicional favorece de forma significativa a participação do aluno no processo de aprendizagem. A fim de demonstrar a viabilidade dessa metodologia no contexto escolar, optamos, na proposição das atividades, por utilizar recursos didáticos simples: história fictícia e vídeo. Cientes de que as contribuições dessa forma de abordagem dos conteúdos científicos só serão perceptíveis ao longo de um processo e não em situações exporádicas, o principal resultado deste trabalho se constitui na demonstração, por meio das atividades-exemplos, da viabilidade das atividades investigativas nas aulas de Física do ensino médio. Por fim, ressaltamos que a participação efetiva dos alunos é de extrema importância para seu aprendizado e de grande contribuição para sua motivação-
Descrição: dc.descriptionThe work here presented is intended to give meaning to the use of mathematics as a tool to help with the representation of physical models to students in high school or elementary school last year. Based on the theoretical and investigative activities relating to the current guidelines and parameters for the teaching of physics, we present, as examples, two proposals for investigative activities that can be developed at different times of the student's school life. The first example shows ideal for an introductory phase of the study of physics, simply because it shows how can mathematically model a physical phenomenon and the second example would be used during the aprouch to the subject of gravitational potential energy. We believe that the methodological approach based on investigative activities to the counter to traditional favors significantly the student's participation in the learning process. In order to demonstrate the feasibility of this methodology in the school context, we decided, in proposing activities, teaching resources to use simple fictional story and video. Aware that the contributions of this form of approach of the scientific content will only be perceptible over a process and not in sporadic situations, the main result of this work constitutes the demonstration, by means of activities, examples, the availability of the research activities in the classroom Physics of high school. Finally, we emphasize that the effective participation of students is extremely important for learning and great contribution to their motivation-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades investigativas-
Palavras-chave: dc.subjectModelagens matemática e científica-
Palavras-chave: dc.subjectModelo matemático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividade-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of physics-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigative activities-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical and scientific modeling-
Título: dc.titleSignificação da matemática no ensino de física: uma proposta de modelagem através da investigação de exemplos cotidianos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.