Um mercado de visibilidade e cifrões: influenciadores digitais e o empreendedorismo de si

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSibilia, Maria Paula-
Autor(es): dc.contributorCastellano, Mayka-
Autor(es): dc.contributorSalgado, Julia-
Autor(es): dc.creatorSilvestre, Camila Marins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21492-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768876-
Descrição: dc.descriptionO recente fenômeno dos “influenciadores digitais” começou a se manifestar quando jovens de diversas procedências e estilos de vida atingiram um tipo inédito de popularidade devido às postagens realizadas em seus perfis nas redes sociais da internet, tais como Facebook, Instagram e Youtube. Essa significativa notoriedade e a conquista do engajamento de grandes audiências nas redes despertou o interesse de empresas em ter suas marcas divulgadas por eles, através de um tipo de publicidade que deve simular ser voluntária e desinteressada. Recorrendo à perspectiva genealógica, esta pesquisa pretende identificar alguns valores emblemáticos que norteiam certos tipos de subjetividades e sociabilidades que parecem estar se tornando hegemônicos na contemporaneidade, e que seriam sintomáticos de uma nova moralidade. Tais características são enaltecidas e estimuladas, tanto nos discursos como nas práticas destes “ídolos digitais”, e no entanto se distanciam em vários sentidos daquelas que vigoraram na era moderna. A dissertação explora algumas pistas na tentativa de explicar o sucesso das “celebridades digitais”, bem como o seu interesse em rentabilizar suas próprias vidas, tornando-as comercializáveis e espetacularizadas. Buscamos, ainda, evidenciar a relação construída com o público seguidor diante da exibição de uma “autenticidade performada”. Neste sentido, propõe-se argumentar como os influenciadores são “empreendedores de si”, convertendo-se em referências para milhões de jovens na atual cultura globalizada ao encarnar valores altamente cobiçados na atualidade, tais como o sucesso, a felicidade e o triunfo do espírito “vencedor”-
Descrição: dc.descriptionThe recent phenomenon of “digital influencers” began to manifest itself when young people from diverse backgrounds and lifestyles reached an unprecedented level of popularity due to postings made to their profiles on social networking sites such as Facebook, Instagram and Youtube. This significant achievement of notoriety and the engagement of large audiences in social networks has caught the attention of companies interested in having their brands publicized by them, through a type of advertising that should appear to be voluntary and disinterested. Using the genealogical perspective, this research aims to identify some emblematic values that guide certain types of subjectivities and sociability that seem to be becoming hegemonic in the contemporary world, and that would be symptomatic of a new morality. Such characteristics are exalted and stimulated both in the discourses and in the practices of these “digital idols”, yet they differ in several ways from those of the modern era. The dissertation explores some clues in trying to explain the success of “digital celebrities” as well as their interest in monetizing their own lives, making them marketable and spectacular. We also sought to highlight the relationship built with the audience of followers in the face of the display of “performed authenticity”. In this sense, it is proposed that the influencers are “self-entrepreneurs”, becoming references for millions of young people in the current globalized culture by embodying highly sought-after values such as success, happiness and the triumph of the “winner” spirit.-
Descrição: dc.description164f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInfluenciadores digitais-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectVisibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectRede social on-line-
Palavras-chave: dc.subjectInfluência (Ciências Sociais)-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectDigital influencers-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectVisibility-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Título: dc.titleUm mercado de visibilidade e cifrões: influenciadores digitais e o empreendedorismo de si-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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