O ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Carla Regina Alves-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Marcelo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768862-
Descrição: dc.descriptionDesde a década de 1990 que muitos estudos vêm sendo feitos em busca de apresentar a Física desenvolvida nos últimos cem anos, chamada de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM). Em caráter oficial a sugestão surge nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o EM, como parte da reformulação desse nível de ensino proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. No Estado do Rio de Janeiro, apenas em 2012 o Currículo Mínimo coloca a FMC como conteúdo obrigatório visando apresentar conceitos que explicam a tecnologia atual. Dessa maneira propostas são formuladas para facilitar, tanto para os professores como para os alunos, esta introdução, fazendo com que o estudante desenvolva uma aprendizagem significativa e útil. Dentre os diversos conceitos desta nova Física, o tema Física das Radiações é relacionado dentro de um tema maior, Energia Nuclear, que deve ser apresentado no último bimestre do segundo ano. Tido como um conceito apenas discutido por cientistas e especialistas da área, o número de propostas relacionadas a esse tema ainda é pouca. Com o objetivo de dar uma alternativa ao professor e proporcionar a inclusão deste tema dentro da sala de aula, foi montada uma proposta baseada nos conceitos de sequência didática, experimentação e de transposição didática a fim de apresentar a temática de Física das Radiações no EM. A utilização da sequência didática proporciona uma determinada lógica entre os conceitos, juntamente com a transposição didática que faz com que conceitos discutidos por cientistas possam ser apresentados dentro de sala de aula. A utilização de experimentos atrai os alunos e os aproxima da Ciência. Essa proposta foi elaborada para uma Oficina de atualização de professores de Física, e pode ser devidamente adaptada para ser aplicada na escola média. Os objetivos traçados nessa proposta são compatíveis com os descritos pelos documentos oficiais citados e a aplicação da sequência didática proporcionará que tais objetivos sejam atingidos de maneira bem sucedida na sala de aula do EM.-
Descrição: dc.descriptionSince the 1990s, many studies have been made in pursuit of presenting physics developed in the last hundred years, called Modern and Contemporary Physics (FMC) in High School (HS). In an official suggestion appears in the National Curriculum Parameters for HS as part of the recast proposal on this level in the Law of Guidelines and Bases of National Education, 1996. In the State of Rio de Janeiro in 2012 the Minimum Curriculum puts the FMC as mandatory content to showcase concepts that explain current technology. Many proposals are formulated to facilitate, this introduction, for teachers and for students, causing the student to develop meaningful learning and useful. Among the different concepts of the new physics, the subject Radiation Physics is related within a bigger theme, Nuclear Energy, which must be submitted in the last two months of the second year. Called as a concept that only be discussed by scientists and experts, the number of proposals related to this issue are still few. Trying to provide an alternative to the teacher and provide the inclusion of this subject in the classroom, has assembled a proposal based on the following concepts of teaching, experimentation and didactic transposition to present the theme of Radiation Physics at HS. The use of didactic sequence provides a rationale between the concepts, along with the didactic transposition that makes concepts discussed by scientists can be presented in the classroom. Using experiments attracts students and approaches of science. This proposal was prepared for a workshop that has the objective of update physics teachers, and can be appropriately adapted to be applied in middle school(MS). The objectives outlined in this proposal are consistent with those described in official documents cited and application of didactic sequence will provide these objectives to be achieved so successful in the classroom of HS.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectFMC no EM-
Palavras-chave: dc.subjectFísica das radiações-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectDidática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic Transposition-
Palavras-chave: dc.subjectFMC in MS-
Palavras-chave: dc.subjectRadiation Physics-
Palavras-chave: dc.subjectSequence Curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Título: dc.titleO ensino de Física das radiações no Nível Médio: uma proposta de sequência didática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.