Uma implementação e avaliação de ferramentas de inteligência de negócios no ambiente corporativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSeixas, Flávio Luiz-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Cruz da-
Autor(es): dc.contributorViterbo FIlho, José-
Autor(es): dc.creatorSantos, Paulo Henrique Soares dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25577-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768857-
Descrição: dc.descriptionCom a evolução da tecnologia ao longo dos últimos anos, os sistemas de Business Intelligence se tornaram ferramentas analíticas que possibilitam análise, simulação e geração de informações oportunas, potencializando as tomadas de decisão no meio corporativo. Este artigo tem como objetivo apresentar os conceitos de BI e como ele interfere nas decisões corporativas. Para tal, vamos construir um dashboard da área comercial de uma empresa e avaliar o nível de maturidade dessa em BI através do questionário do modelo TDWI. Após as análises, concluímos que essa empresa encontra-se no chamado nível repetido de maturidade em BI, de acordo com o questionário TDWI, e que o planejamento estratégico, junto com o conhecimento dos colaboradores, foram peças fundamentais para o desenvolvimento desse dashboard, indicador crucial para as tomadas de decisões dos gestores.-
Descrição: dc.descriptionThroughout the development of technology during the last years, Business Intelligence systems have been made analytics tools that becoming possible to analyses, simula-tions and generation of timely information that improve the decision-making in the corporate environment. This article aims to show the concepts of BI and how it interferes in corporate decisions. For this, we will elaborate a dashboard of a company’s commercial area and avalue its maturity level in BI through the TDWI model questionnaire.In conclusion, after the analyses, the study showed that company staying on ”teenager stage”of BI’s maturity, according to questionnaire TDWI, and the strategic planning added to the knowledge of employees, were the funtamental partes to the development of this dashboard, which was the crucial indicator for the decision-making process of managers.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaturidade em BI-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisão de negócios-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de negócio-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness Intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectBI maturity-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness decision-making-
Título: dc.titleUma implementação e avaliação de ferramentas de inteligência de negócios no ambiente corporativo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.