Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Assis, Lúcia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8169985059176655 | - |
Autor(es): dc.contributor | Rufino, Alessandra Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4185159298094258 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Eduardo de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:21:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:21:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25744 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768825 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho discute os parâmetros nos quais se baseiam a Aprendizagem Significativa e a Metodologia Dialética, considerando as perspectivas tradicionais de ensino que estimularam suas construções, bem como os obstáculos vivenciados no ensino remoto que influenciam a utilização dessas metodologias. A partir dessas ponderações, propõe uma sequência didática voltada para o ensino de definição e nomenclatura das funções orgânicas oxigenadas éter e éster contemplando as perspectivas da Aprendizagem Significativa e da Metodologia Dialética. Para isso, são discutidos os critérios nos quais esse planejamento se baseia para analisar qualitativamente a aquisição de conhecimento dos alunos, considerando como fatores (1) quais procedimentos adotados foram aceitos e passíveis de realização por parte dos alunos, (2) quantos objetivos indicados no planejamento foram alcançados e (3) as correções do planejamento necessárias para garantir maior qualidade de ensino na modalidade remota | - |
Descrição: dc.description | This work aims to discuss the parameters on which Meaningful Learning and Dialectical Methodology are based, considering the traditional teaching perspectives that stimulated their constructions and the obstacles experienced in remote teaching that influence the use of these methodologies. Taking these into consideration, it proposes a didactic sequence aimed at teaching the definition and nomenclature of ether and ester oxygenated organic functions, contemplating the perspectives of Meaningful Learning and Dialectical Methodology. For this purpose, the criteria are discussed on which this planning is based to qualitatively analyze the acquisition of students’ knowledge, considering as factors (1) which procedures adopted were accepted and liable to be realized by the students, (2) how many objectives indicated in the planning have been achieved and (3) the necessary planning corrections to ensure a higher quality of teaching in the remote modality. | - |
Descrição: dc.description | 117 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia dialética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialectical methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Título: dc.title | O uso da metodologia dialética no ensino de química como recurso para a aquisição da aprendizagem significativa durante o ensino remoto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: