O uso da metodologia dialética no ensino de química como recurso para a aquisição da aprendizagem significativa durante o ensino remoto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8169985059176655-
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210-
Autor(es): dc.creatorLima, Eduardo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768825-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discute os parâmetros nos quais se baseiam a Aprendizagem Significativa e a Metodologia Dialética, considerando as perspectivas tradicionais de ensino que estimularam suas construções, bem como os obstáculos vivenciados no ensino remoto que influenciam a utilização dessas metodologias. A partir dessas ponderações, propõe uma sequência didática voltada para o ensino de definição e nomenclatura das funções orgânicas oxigenadas éter e éster contemplando as perspectivas da Aprendizagem Significativa e da Metodologia Dialética. Para isso, são discutidos os critérios nos quais esse planejamento se baseia para analisar qualitativamente a aquisição de conhecimento dos alunos, considerando como fatores (1) quais procedimentos adotados foram aceitos e passíveis de realização por parte dos alunos, (2) quantos objetivos indicados no planejamento foram alcançados e (3) as correções do planejamento necessárias para garantir maior qualidade de ensino na modalidade remota-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to discuss the parameters on which Meaningful Learning and Dialectical Methodology are based, considering the traditional teaching perspectives that stimulated their constructions and the obstacles experienced in remote teaching that influence the use of these methodologies. Taking these into consideration, it proposes a didactic sequence aimed at teaching the definition and nomenclature of ether and ester oxygenated organic functions, contemplating the perspectives of Meaningful Learning and Dialectical Methodology. For this purpose, the criteria are discussed on which this planning is based to qualitatively analyze the acquisition of students’ knowledge, considering as factors (1) which procedures adopted were accepted and liable to be realized by the students, (2) how many objectives indicated in the planning have been achieved and (3) the necessary planning corrections to ensure a higher quality of teaching in the remote modality.-
Descrição: dc.description117 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia dialética-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectDialectical methodology-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Título: dc.titleO uso da metodologia dialética no ensino de química como recurso para a aquisição da aprendizagem significativa durante o ensino remoto-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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