Métodos de ensino aplicados no curso de Administração: um estudo exploratório na Universidade Federal Fluminense (UFF)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMontalvão, Sérgio de Sousa-
Autor(es): dc.contributorFontanillas, Carlos Navarro-
Autor(es): dc.contributorLeão, Maurício de Souza-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Caio Gigante Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768814-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo principal elucidar o uso dos métodos ativos de ensino-aprendizagem pelo corpo docente do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense, Campus Valonguinho, em Niterói. Para isso, foi feito um estudo onde buscou-se entender, em primeiro lugar, as origens dos modelos de ensino que inspiraram a utilização dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, o que são os métodos ativos de ensino-aprendizagem e esclarecer alguns dos que são aplicados com êxito nas principais instituições de ensino do mundo, além dos passos para aplicação destes. Em segundo lugar, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo para verificar se os professores do curso de Administração da UFF entendem a importância da utilização destes métodos e se, de fato, estão utilizando alguns destes em suas classes. Como principais resultados, pode-se concluir que os métodos ativos de ensino-aprendizagem vêm como auxílio a uma demanda por novos paradigmas na educação superior e que, no curso de Administração da UFF, apesar de os professores entenderem a importância da utilização dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, muitos ainda não os colocam em prática de forma integral em seus programas-
Descrição: dc.descriptionThe main goal of this work was to elucidate the use of active learning methods by the teaching workforce of the Universidade Federal Fluminense, Campus Valonginho, Niterói Business Administration School. That said, a study looking for the origins of the teaching models that inspired the active learning methods was made, the definition of active learning methods was built and a group of these methods that are applied in some of the most important universities worldwide were explained. After this, a qualitative research was putted in place to verify if the Business Administration teachers understand the importance of using these methods in their classes and if they are using them in deed. As core results, we could conclude that even though most teachers understand the importance of applying active learning methods, most of them still don’t use these methods in their educational programs.-
Descrição: dc.description43 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos ativos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectActive methods-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectGraduation-
Título: dc.titleMétodos de ensino aplicados no curso de Administração: um estudo exploratório na Universidade Federal Fluminense (UFF)-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.