Mulheres do Araguaia: LABUT(AR), uma expressão do viver

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoimbra, Cecília Maria Bouças-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4462946146826132-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Danielle Santos de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2581300239229789-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Luiza Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3295799847648304-
Autor(es): dc.contributorTavares, Inara do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8634940383781103-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ruth Silva Torralba-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0128297738142446-
Autor(es): dc.contributorSilva, Elis Teles Caetano-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9129066095037663-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9261671609818895-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Áurea Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:21:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:21:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768810-
Descrição: dc.descriptionA tecitura da presente corpa~tese é feita com nossas mais velhas de Palestina do Pará/PA, partindo de saberes originários e africanos que elas herdaram e, também, forjaram ao longo do viver em terras~águas amazônidas. Ela é processo e efeito de reaproximações e ressignificações de pertenças que foram provocadas por minha inserção na academia, lugar estruturalmente racista de privilégio branco. Como acessar a escolarização/educação formal sem abandonar dimensões de existência que nos são vitais? Essa é uma questão que nos atravessa ao longo do trabalho e nos ajuda a pensar na afirmação de um habitar mundos que seja, sobretudo, legitimando nossas existências amazônidas~paraenses marcadas, acima de tudo, por modos originários e africanos. Nessa escrita, adotamos uma política de citação privilegiando a produção de mulheres originárias, africanas/negras e pindorâmicas, que pensam a partir de um determinado chão historicamente desqualificado enquanto potencial de criação, considerado como lugar do não pensamento. Nesses passos teórico~vivenciais vamos produzindo uma Escrevivência cujos efeitos são os de inquietar e autorizar nossas corpas para certos modos de existir em territórios~aldeamentos~aquilombamentos e, também, nos espaços de privilégios brancos, patriarcais e sudestinos.-
Descrição: dc.descriptionEl tejido de la presente tesis es realizado con nuestras mayores de Palestina en Pará/PA, a partir de saberes originarios y africanos que ellas heredaron y también forjaron a lo largo de su vida en aguas amazónidas. Es un proceso y un efecto de acercamientos y resignificaciones de pertenencia que fueron provocadas por mi inserción en la academia, un lugar estructuralmente racista de privilegio blanco. ¿Cómo acceder a la escolarización/educación formal sin abandonar dimensiones de la existencia que nos son vitales? Esta es una pregunta que nos atraviesa a lo largo de la obra y nos ayuda a pensar en la afirmación de habitar mundos que es, sobre todo, legitimar nuestras existencias amazónidas-paraenses marcadas, sobre todo, por modos originarios y africanos. En este escrito, adoptamos una política de citación que privilegia la producción de mujeres indígenas, africanas/negras y pindorámicas que piensan desde un cierto suelo históricamente descalificado como potencial de creación, considerado como lugar del no pensar. En estos pasos teóricos-vivenciales, estamos produciendo una Escritura cuyos efectos son perturbar y autorizar nuestros cuerpos para ciertas formas de existir en territorios-aldeas-cumbes y también en espacios de privilegios blancos, patriarcales y del sureste.-
Descrição: dc.description352 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologias de mulheres originárias~indígenas/africanas~negras/cabocas/quebradeiras de coco babaçu/amazônidas-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemicídio-
Palavras-chave: dc.subjectEscrevivência-
Palavras-chave: dc.subjectGuerrilha do Araguaia-
Palavras-chave: dc.subjectLabut(a.r)-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia social-
Palavras-chave: dc.subjectGuerrilha do Araguaia-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologías de las mujeres originarias~indígenas/africanas~negras/cabocas/babasú/amazónicas, Epistemicidio, Escritura, Guerrilla de Araguaia, Labut(a.r)-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologías de las mujeres originarias~indígenas/africanas~negras/cabocas/babasú/amazónicas-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemicidio-
Palavras-chave: dc.subjectEscritura-
Palavras-chave: dc.subjectGuerrilla de Araguaia-
Palavras-chave: dc.subjectLabut(a.r)-
Título: dc.titleMulheres do Araguaia: LABUT(AR), uma expressão do viver-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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