Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melo, Maria Elizabeth Chaves de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12121221222 | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:64213224522 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Stela Maria Sardinha Chagas de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15925615822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781509P4 | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Kamila de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-07-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-03-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19318 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768800 | - |
Descrição: dc.description | Cette dissertation a pour but de comparer les créations de Eugène Ionesco et Pablo Picasso à partir de la réception de leurs spectateurs. La pièce du théâtre de l absurde La cantatrice chauve et un ensemble de toiles appartenant au cubisme analytique ont été donc sélectionnés. Malgré les langages différents qui les définissent, ces oeuvres se rapprochent à partir du moment où elles demandent la participation du récepteur dans la reconstruction de leurs sens. Cette recherche se propose de dévoiler et d analyser les procédés de création artistique qui ont transformé ces oeuvres en un espace fragmenté, inachevé, avec des négations et des doutes, provocant plusieurs possibilités de lecture. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo comparar as criações de Eugène Ionesco e Pablo Picasso a partir da recepção de seus espectadores. Para tanto, foram selecionadas a peça do teatro do absurdo, A cantora careca, e uma série de telas pertencentes ao cubismo analítico, que apesar de se definirem como linguagens diferentes, assemelham-se no momento em que solicitam a participação do receptor na reconstrução dos sentidos. Nesta pesquisa pretende-se revelar e analisar os mecanismos de criação artística que transformaram as obras em questão em um espaço fragmentado, inacabado, de negação e dúvidas, gerando inúmeras possibilidades de leitura. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do absurdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cubismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Théâtre de l absurde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cubisme | - |
Palavras-chave: dc.subject | Réception | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O inacabado em Ionesco e Picasso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: