O inacabado em Ionesco e Picasso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelo, Maria Elizabeth Chaves de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12121221222-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lucia-
Autor(es): dc.contributorCPF:64213224522-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Stela Maria Sardinha Chagas de-
Autor(es): dc.contributorCPF:15925615822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781509P4-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Kamila de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19318-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768800-
Descrição: dc.descriptionCette dissertation a pour but de comparer les créations de Eugène Ionesco et Pablo Picasso à partir de la réception de leurs spectateurs. La pièce du théâtre de l absurde La cantatrice chauve et un ensemble de toiles appartenant au cubisme analytique ont été donc sélectionnés. Malgré les langages différents qui les définissent, ces oeuvres se rapprochent à partir du moment où elles demandent la participation du récepteur dans la reconstruction de leurs sens. Cette recherche se propose de dévoiler et d analyser les procédés de création artistique qui ont transformé ces oeuvres en un espace fragmenté, inachevé, avec des négations et des doutes, provocant plusieurs possibilités de lecture.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo comparar as criações de Eugène Ionesco e Pablo Picasso a partir da recepção de seus espectadores. Para tanto, foram selecionadas a peça do teatro do absurdo, A cantora careca, e uma série de telas pertencentes ao cubismo analítico, que apesar de se definirem como linguagens diferentes, assemelham-se no momento em que solicitam a participação do receptor na reconstrução dos sentidos. Nesta pesquisa pretende-se revelar e analisar os mecanismos de criação artística que transformaram as obras em questão em um espaço fragmentado, inacabado, de negação e dúvidas, gerando inúmeras possibilidades de leitura.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do absurdo-
Palavras-chave: dc.subjectCubismo-
Palavras-chave: dc.subjectRecepção-
Palavras-chave: dc.subjectThéâtre de l absurde-
Palavras-chave: dc.subjectCubisme-
Palavras-chave: dc.subjectRéception-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO inacabado em Ionesco e Picasso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.