Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daher, Del Carmen | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Viviane | - |
Autor(es): dc.contributor | Vargens, Dayala | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Andreia Araujo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15828 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768795 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a construção de sentidos na educação básica pública brasileira a partir de um texto do Todos Pela Educação (doravante TPE). O documento é o “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. A seleção do corpus considerou o fato de esse ser um documento que se apresenta como “guia” para mudar a educação no país e que pretende ser incorporado pela sociedade por meio de suas 5 metas. Recorrendo à Análise de Discurso (AD) de base enunciativa, nos ancoramos nas noções de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada na Teoria da Enunciação (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). O trabalho se divide em três capítulos: o capítulo um apresenta o percurso teórico-metodológico que busca problematizar uma construção discursiva sobre educação. O capítulo dois se subdivide em três itens e apresenta a construção de um contexto para o surgimento de um movimento com as características do TPE. O capítulo três se subdivide em três itens e apresenta o surgimento do TPE, a base de seu projeto educacional, que se fundamenta em 5 metas, 5 bandeiras e 5 atitudes e a análise do corpus da pesquisa, buscando os sentidos sobre educação no documento. Para além disso, trouxemos nossas considerações finais. Em síntese, a pesquisa mostrou que o discurso empresarial do TPE produz sentidos sobre a educação em uma perspectiva neoliberal, com o apagamento do poder público e dos efeitos de todo contexto político-econômico que a globalização causou. Essa produção de sentidos constrói um enunciador autorizado e legitimado para resolver todos os problemas da educação básica pública brasileira | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación objetivó reflexionar sobre la construcción de sentidos en la educación básica pública brasileña por medio de un texto del Todos Pela Educação (doravante TPE). El documento es el “Todos Pela Educação Rumo a 2022”. La selección del corpus consideró ser ese un documento que se presenta como “guía” para cambiar la educación en el país y que pretende ser incorporado por la sociedad por medio de sus 5 metas. Considerando el Análisis del Discurso (AD) de base enunciativa, nos basamos en las nociones teóricas de Cenografia (MAINGUENEAU, 2013), pautada en la Teoría de la Enunciación (BENVENISTE, 1976) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008b). La investigación se divide en tres capítulos: el capítulo uno presenta el recorrido teórico-metodológico que busca problematizar una construcción discursiva sobre educación. El capítulo dos se subdivide en tres ítems y presenta la construcción de un contexto para el surgimiento de un movimiento con las características del TPE. El capítulo tres se subdivide en tres ítems y presenta el surgimiento del TPE, la base de su proyecto educacional, que se fundamenta en 5 metas, 5 banderas y 5 actitudes y el análisis del corpus de la investigación, buscando los sentidos sobre educación en el documento. Además, trajimos nuestras consideraciones finales. En síntesis, la investigación mostró que el discurso empresarial del TPE produce sentidos sobre educación en una perspectiva neoliberal, con el apagamiento del poder público y dos efectos de todo contexto político-económico que la globalización causó. Esa producción de sentidos construye un enunciador autorizado y legitimado para resolver todos los problemas de la educación básica pública brasileña | - |
Descrição: dc.description | 157 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | TPE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación básica pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | TPE | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análisis del discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Legislación nacional | - |
Título: dc.title | Todos pela educação? uma construção de sentidos sobre educação em uma esfera empresarial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: