Democratização da Educação Superior Privada no Brasil: análise das características do ingresso com financiamento público e privado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana Maria-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Márcia Marques-
Autor(es): dc.contributorCatani, Afrânio Mendes-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Rosana Heringer-
Autor(es): dc.contributorBarros, Marco Aurélio Nunes de-
Autor(es): dc.contributorWaltenberg, Fábio Domingues-
Autor(es): dc.contributorValentin, Igor Vinícius Lima-
Autor(es): dc.creatorLeite, Isabel Silveira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28696-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768773-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo comparar financiamento público e privado nas instituições de ensino superior privadas, relacionando com a democratização. Como referências teóricas para a discussão da democratização, utilizamos Nogueira (1990), Vargas (2010), Ristoff (2011), Neves (2012), Dubet (2015), entre outros. Descreveremos os tipos de financiamento existentes e como eles podem ser acessados pelos estudantes. Através de análise dos Microdados do Censo do Ensino Superior, com foco em variáveis institucionais (organização acadêmica, categoria administrativa, grau acadêmico, modalidade de ensino, localização geográfica, turno) e características dos estudantes (cor/raça, sexo e faixa de idade), conseguiremos ver o perfil acessado por cada tipo de financiamento. Para uma análise comparativa, usaremos como recorte dois anos, 2014 e 2019. O primeiro foi escolhido por ser o ano que tivemos o maior quantitativo de financiamento público, e o 2019 foi escolhido por ser o ano mais recente antes da pandemia e que possui um maior aporte de financiamento privado. Entendendo que a democratização da educação superior encontra enorme estratificação interna, escolhemos elencar a variável curso, para análise mais profunda do viés democratizante. A escolha dos cursos foi motivada por analisar cursos de alto prestígio social (cursos imperiais: Direito, Medicina e Engenharia) e cursos de mais baixo prestígio social (Pedagogia, Enfermagem e Administração) nas áreas afins para uma melhor visualização da sua distribuição institucional e perfil de estudantes. Entre os resultados, percebemos que não há uma diferenciação tão importante entre os perfis institucionais e de estudantes que acessam o ensino superior pelos financiamentos público e privado, mas que há, sim, uma diferenciação maior quando se observa a variável curso, corroborando achados de forte hierarquização e estratificação horizontal que atravessam a democratização do ensino superior (CARVALHAES; RIBEIRO, 2019).-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to compare public and private funding of private higher education institutions relating them to democratization. We base the discussion of democratization on Nogueira (1990), Vargas (2010), Ristoff (2011), Neves (2012), Dubet (2015), among others. We aim to discover the types of funding that exist and how they can be accessed by students. Through the analysis of two Microdata from the Higher Education Census, focusing on institutional variables (academic organization, administrative category, academic title, teaching modality, geographic location, shift) and student characteristics (color/race, gender and age group), we will see the profile accessed by each type of financing. For a comparative analysis, we will use two years as a cut, 2014 and 2019. The first one chosenbecause it was the year that we had the highest amount of public funding, and the second one because it was the most recent year before the pandemic, and with a great contribution from private finance. Understanding that the democratization of higher education finds enormous internal stratification, we chose to list the various courses, for a deeper analysis of the forms of democratization. The choice of the two courses was motivated by the analysis of courses of high social prestige (Law, Medicine and Engineering) and courses of less social prestige (Pedagogy, Nursing and Administration) in related areas for a better visualization of their distribution and institutional profile of students. Among the results, we noticed that there is not relevant difference between the profiles of institutions and students who accessed or entered higher education with public and private funding, but that there is significant difference when looking at the variable series, corroborating effects of strong hierarchy and horizontal stratification that permeates the democratization of higher education (CARVALHAES; RIBEIRO, 2019).-
Descrição: dc.description160 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Superior-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização-
Palavras-chave: dc.subjectFinanciamento Estudantil-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil Socioeconômico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectHigher Education-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratization-
Palavras-chave: dc.subjectStudent Finance-
Palavras-chave: dc.subjectSocioeconomic Profile-
Título: dc.titleDemocratização da Educação Superior Privada no Brasil: análise das características do ingresso com financiamento público e privado-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.