A educação pelo turismo: a região portuária do Rio de Janeiro como espaço de aprendizagem para alunos do ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Valéria Lima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Erly Maria de Carvalho e-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, João Batista da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768766-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho inicia-se com a contextualização do turismo e educação, abordando alguns fatos históricos da realização da educação pelo turismo e sua grande importância na educação básica de ensino. O presente trabalho tem como seu principal objetivo realizar um estudo sobre a inserção dos conhecimentos da área do turismo nos currículos do ensino fundamental II (7° ano ao 9° ano) de uma escola pública municipal localizada na região da zona portuária do Rio de Janeiro através das atividades extras. Em seguida, abordam-se o cenário escolhido e os levantamentos de experiências dos alunos e professores, ligadas ao turismo na unidade escolar e alguns conceitos que têm por objetivo, apoiarem a argumentação do trabalho tendo sempre como exemplo a sua aplicabilidade ao nosso objeto. Finalizando o estudo analisando as experiências de turismo levantadas, seguido de propostas que poderão servir em outras regiões à atividade turística como disciplina ou atividade extracurricular-
Descrição: dc.descriptionThis work begins with contextualization tourism and education, discuss some historical facts realization of the education by the tourism and its great importance in basic education of teaching. This work has as main objective realize a study about insertion of knowledge of the área of tourism in curriculum of the elementary school II (7° level to 9° level) of a public municipal school located in the region of the port area of ativities, then, the chosen scenario and the experiences of the students and the teachers, related to tourism in the school unit and some concepts that aim to support the argumentation of the work presented througout the text, are presented. Its aplicability to our object. Finalizing the study analyzing the experiences of tourism raised, followed by coherent proposals that will serve in other regions that tourism activity as a discipline or extracurricular activity-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectPorto do Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectPorto-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSchool curriculum-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipal network-
Palavras-chave: dc.subjectPort area of Rio de Janeiro (RJ)-
Título: dc.titleA educação pelo turismo: a região portuária do Rio de Janeiro como espaço de aprendizagem para alunos do ensino fundamental II-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.