Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Flávia dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pesco, Dirce Uesu | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Luiz Henrique Arêas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768764 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia apresenta a importância de se trabalhar com a educação financeira e em especial com indexadores financeiros no âmbito escolar. A partir da literatura sobre o tema e das recorrentes notícias da mídia, observa-se as dificuldades enfrentadas pelos brasileiros em administrar sua vida financeira e em entender como funcionam aplicações financeiras em geral, em particular as indexadas. Esta monografia tem intenção de propor uma abordagem diferente da usualmente encontrada em outros trabalhos sobre o tema nos quais os professores apenas explicam o que ocorre com um capital quando submetido a uma taxa de rendimento fixa, o que, por incrível que pareça, vai de encontro com a maioria dos investimentos de renda fixa do Brasil. Para tanto, elencou-se os principais ativos financeiros de renda fixa, além de se destacar o conceito de inflação e a importância de se poupar. Para confecção deste trabalho foram utilizados textos de pesquisas nacionais e internacionais sobre o assunto, bem como propostas pré-existentes de trabalhar com a educação financeira em sala de aula, além de documentos governamentais, pesquisas nacionais e internacionais, além de outros materiais acadêmicos. Com este trabalho, espera-se que professores se sintam inspirados a propor atividades nesse sentido para que seus alunos possam ter uma educação financeira mais plena e, consequentemente, alocar melhor seus recursos de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida para si e sua família, o que no longo prazo pode gerar maior desenvolvimento econômico para o País | - |
Descrição: dc.description | This undergraduate thesis presents the importance of working financial education, in particular with market indexes in the school environment. From the literacy on the subject and recurrent media news, one can observe the difficulties faced by Brazilians in managing their financial lives and in understand how financials applications works in general, in particular indexed applications. This monography is intended to propose a different approach to those usually found in other papers on this subject in which teachers only explain what happens to a capital when subjected to a fixed income rate, which, incredible as it may seem, goes against most of the investment of fixed income in Brazil. For this purpose, the main fixedincome financial assets were listed, in addition to highlighting the concept of inflation and the importance of saving. To prepare this paper, national and international research texts on the subject were used, as well as pre-existing proposals to work with financial education in the classroom, as well as government documents, national and international research, and other academic materials. With this paper, it is expected that teachers will feel inspired to propose activities in this sense so that their students can have a fuller financial education and, consequently, better allocate their resources in order to provide a better quality of life for themselves and their family, which in the long term may generate greater economic development for the country | - |
Descrição: dc.description | 68 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índices financeiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Finanças pessoais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado financeiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Market indexes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic devel | - |
Título: dc.title | Educação financeira: uma abordagem realista na escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: