Educação permanente como estratégia de reorganização do processo de trabalho no serviço de emergência hospitalar: um diagnóstico situacional

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCortez, Elaine Antunes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1511399937909608-
Autor(es): dc.contributorSilva, Renata Flavia Abreu da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5306819087855078-
Autor(es): dc.contributorValente, Geilsa Soraia Cavalcanti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4604496036790028-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9075575773534849-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Gabryella Vencionek-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25170-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768760-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objeto: Educação Permanente como estratégia para reorganização do processo de trabalho na emergência hospitalar. Seu objetivo geral foi elaborar com a equipe de emergência de um hospital geral público municipal, um plano para implementar a Educação Permanente em Saúde, como estratégia para a melhoria do processo de trabalho, enquanto os objetivos específicos foram realizar o diagnóstico situacional com a equipe de emergência sobre as ações educativas necessárias para a melhoria do processo de trabalho; e construir estratégias junto a equipe de emergência, para implementar a Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem metodológica qualitativa, do tipo pesquisa convergente assistencial. O cenário foi a unidade de emergência do Hospital Geral de Arraial do Cabo, localizado no Estado do Rio de Janeiro (RJ), tendo como participantes da pesquisa os trabalhadores que atuam na emergência do hospital. A pesquisa foi constituída de três momentos: no primeiro foi aplicado um questionário semiestruturado, posteriormente, no segundo os dados gerados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin, tendo gerado como categorias: 1ª categoria: “O que penso ser educação permanente: o impacto da ausência de ações educativas no processo de trabalho em saúde”; 2ª categoria: “Desafios para a implementação da Educação Permanente em Saúde”, e suas respectivas subcategorias: 1ª subcategoria: “Evidenciando a estrutura relacional: a importância da inclusão e comunicação multiprofissional”; 2ª subcategoria: “O uso das tecnologias relacionais e das metodologias ativas como ferramentas e estratégias de combate”. Nas oficinas, discutiu-se sobre a incorporação da educação permanente e estratégias para sua implementação, configurando-se o terceiro momento. As três oficinas, foram realizadas por meio da Metodologia da Problematização através das etapas do Arco de Maguerez. As categorias temáticas e os resultados das oficinas foram discutidos à luz do referencial político da Educação Permanente em Saúde e do referencial teórico de Emerson Merhy. A pesquisa possibilitou, conforme proposta, a formulação de dois produtos, sendo eles: um Roteiro de Proposta para implantação da Educação Permanente em Saúde e um Plano Operativo para implantação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Conclui-se a partir dessa pesquisa que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta de gestão capaz de contribuir para a transformação dos métodos de trabalho por meio do aprendizado cotidiano no setor de emergência, implementando mudanças na metodologia das ações educativas para favorecer uma aprendizagem significativa dos trabalhadores, de modo que se tornem efetivos protagonistas nas ações de trabalho, partícipes e capacitados sobre o saber técnico-científico, para que se sintam valorizados e se tornem multiplicadores de conhecimento, transformadores sociais com desenvolvimento de uma prática hospitalar eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), buscando melhorar a qualidade na tríade usuário-trabalhador-serviço.-
Descrição: dc.descriptionThe present study has as its object: Permanent Education as a strategy for reorganizing the work process in the hospital emergency. Its general objective was to elaborate with the emergency team of a municipal public general hospital, a plan to implement Permanent Education in Health, as a strategy for the improvement of the work process, while the specific objectives were to carry out the situational diagnosis with the emergency team on the educational actions necessary to improve the work process; and build strategies with the emergency team to implement Permanent Health Education. This is a descriptive and exploratory research, with a qualitative methodological approach, of the type of convergent care research. The scenario was the emergency unit of the General Hospital of Arraial do Cabo, located in the State of Rio de Janeiro (RJ), with the participants of the research been workers working in the emergency room of the hospital. The research consisted of three moments: in the first, a semi-structured questionnaire was applied, later, in the second, the data generated were analyzed through Bardin's content analysis, having generated as categories: 1st category: “What I think is permanent education: the impact of the absence of educational actions in the health work process ”; 2nd category: "Challenges for the implementation of Permanent Education in Health", and its respective subcategories: 1st subcategory: "Showing the relational structure: the importance of inclusion and multiprofessional communication"; 2nd subcategory: "The use of relational technologies and active methodologies as tools and strategies for combat". The workshops discussed the incorporation of permanent education and strategies for its implementation, configuring the third moment. The three workshops were carried out through the Problem-solving Methodology through the stages of Arco de Maguerez. The thematic categories and the results of the workshops were discussed in the light of the political framework of Permanent Education in Health and the theoretical framework of Emerson Merhy. The research enabled, as proposed, the formulation of two products, which are: a Proposal Script for the implementation of Permanent Education in Health and an Operational Plan for the implantation of the Center for Permanent Education in Health. It is concluded from this research that the Permanent Education in Health is a management tool capable of contributing to the transformation of working methods through daily learning in the emergency sector, implementing changes in the methodology of educational actions to favor a meaningful learning for workers, so that they become effective protagonists in work actions, participants and trained in scientific technical knowledge, so that they feel valued and become knowledge multipliers, social transformers with the development of an efficient hospital practice for users of the Unified Health System (SUS), seeking to improve the quality in the user-worker-service triad.-
Descrição: dc.description164 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiços Médicos de Emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanente-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação em Serviço-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de Serviços de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectServiços Médicos de Emergência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de Serviços de Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEmergency Medical Services-
Palavras-chave: dc.subjectEducation, Continuing-
Palavras-chave: dc.subjectInservice Training-
Palavras-chave: dc.subjectHealth Services Administration-
Título: dc.titleEducação permanente como estratégia de reorganização do processo de trabalho no serviço de emergência hospitalar: um diagnóstico situacional-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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