A educação ambiental como ferramenta da gestão participativa na microbacia do Rio Cambucais, Silva Jardim, RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKelecom, Alphonse Germaine Albert Charles-
Autor(es): dc.contributorCPF:12457478622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6571492090892651-
Autor(es): dc.contributorVasconcellos, Hedy Silva Ramos de-
Autor(es): dc.contributorCPF:21576245623-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0939838632600977-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Joel de-
Autor(es): dc.contributorCPF:12458541523-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2082876290472319-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Diva Lopes da-
Autor(es): dc.contributorCPF:12358638563-
Autor(es): dc.creatorKobata, Cláudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-05-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768737-
Descrição: dc.descriptionThe Environmental Education has been considered to be one of the most important tools for the Brazilian environmental policy, since it involves procedures, whose the individual and the collective build up social values, knowledge, cleverness, attitudes and abilities for the environment conservation. This construction demands a large participation from the many sectors of the society. The Law on Water Resources recommends that the management of these resources should require integration, decentralization and community participation to insure Participant management. In this way, the rules on water conservation and the precepts aiming environmental education can be associated. The Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), as an instrument for management of the environmental policy and of the water resources, uses environmental education in the procedures of participant management of the river basins in which it is inserted. The study intends to analyze environmental education as a procedure that promotes an improvement in the environmental quality of the Cambucaes River s micro basin, city of Silva Jardim, state of Rio de Janeiro, based on the Communities in Action on the Micro Basins Project (Projeto Comunidades em Ação nas Microbacias), idealized by the CILSJ in its Environmental Education Program. A qualitative methodology was used, in a descriptive research, hoping to reveal the thoughts and actions of the individuals involved in this study, about their comprehension and attitudes for the improvement in the environmental quality of their area. Thus, beyond the preliminary studies of the area and technical visits, in the fieldwork questionnaires were applied to teachers (twenty four in two phases) and students (four hundred and twenty nine also in two phases) of two schools in the Cambucaes River s micro basin. The analysis of these data revealed the profile of the target public about it s environmental perception and promoted the evaluation of the effects of the environmental education over this public s thoughts and attitudes, promoters of a participant action in the community.-
Descrição: dc.descriptionA educação ambiental tem sido considerada um dos instrumentos mais importantes da política ambiental brasileira, à medida que envolve processos nos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Essa construção exige a ampla participação dos diversos setores da sociedade. A Lei de Recursos Hídricos recomenda que a gestão destes recursos seja pautada na integração, descentralização e participação da sociedade, para que seja implantada uma gestão participativa. Dessa forma, unem-se as normas para a conservação da água com os preceitos da educação ambiental. O Consórcio Intermunicipal Lagos - São João (CILSJ), sendo instrumento de gestão de política ambiental e dos recursos hídricos, utiliza a educação ambiental no processo de gestão participativa nas bacias hidrográficas em que está inserido. O presente trabalho pretende analisar a educação ambiental como processo desencadeador da melhoria da qualidade ambiental da microbacia do rio Cambucaes, no Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro, tendo como base o Projeto Comunidades em Ação nas Microbacias, do Programa de Educação Ambiental do CILSJ. Utilizou-se a metodologia qualitativa, em uma pesquisa descritiva, buscando revelar os pensamentos e ações dos indivíduos envolvidos no estudo, em relação à sua compreensão e atitudes para a melhoria da qualidade ambiental de sua região. Para tanto, além de estudos preliminares da região e de visitas técnicas, no trabalho de campo foram aplicados questionários a professores (vinte e quatro questionários em duas etapas) e alunos (quatrocentos e vinte e nove questionários também em duas etapas) de duas escolas inseridas na microbacia do rio Cambucaes. A análise desses dados revelou o perfil desse público-alvo em relação à sua percepção ambiental e promoveu uma avaliação dos efeitos da educação ambiental sobre seus pensamentos e atitudes, desencadeadores de uma ação participativa na comunidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Ciência Ambiental-
Publicador: dc.publisherMultidisciplinar-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectGestão participativa-
Palavras-chave: dc.subjectBacia Hidrográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education, River Basin, Participant Management-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS-
Título: dc.titleA educação ambiental como ferramenta da gestão participativa na microbacia do Rio Cambucais, Silva Jardim, RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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