O cinema escolar na história da educação brasileira : a sua ressignificação através da análise de discurso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Clarice-
Autor(es): dc.contributorCPF:76767676422-
Autor(es): dc.contributorSouza, Tânia Conceição Clemente de-
Autor(es): dc.contributorCPF:83546498722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8-
Autor(es): dc.contributorMagaldi, Ana Maria Bandeira de Mello-
Autor(es): dc.contributorCPF:22087665222-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7462229410947193-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Amália da Motta Mendonça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768727-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação teve dois objetivos: ressignificar o projeto Cinema Escolar, produzido entre 1916-1918 pelos Inspetores Escolares do Distrito Federal José Venerando da Graça Sobrinho e Fábio Lopes dos Santos Luz, e mostrar a pertinência da apropriação da Análise de Discurso, na sua vertente francesa, como instrumento de análise. Esta investigação insere-se no campo da História da Educação Brasileira e sua metodologia privilegiou o dispositivo teórico da Análise de Discurso, através de dois conceitos básicos: a Formação Discursiva, objetivando demonstrar que o Cinema Escolar estava filiado a efeitos de sentidos produzidos na sociedade carioca desde o século XIX e o Silêncio Constitutivo, visando compreender como os textos construídos pelos locutores oficiais do Movimento da Escola Nova produziram silêncios que se materializaram no processo historiográfico. Os dispositivos analíticos foram construídos a partir do referencial teórico e em contato com o próprio objeto de estudo. A conclusão da pesquisa foi a de que o Cinema Escolar sofreu um processo de silenciamento na historiografia da educação brasileira pelo fato de seus analistas darem crédito à transparência da linguagem e confirmarem apenas a voz de certos sujeitos em determinadas posições sociais, sujeitos esses que atribuíram a si mesmos a autoridade para falar sobre o Cinema Educativo, a partir da década de 1920, procedimento que resultou na produção de fontes documentais tomadas como inquestionáveis sobre um determinado período e tema da educação brasileira, o que problematizamos nesse trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectSéculo XX-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na escola-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO cinema escolar na história da educação brasileira : a sua ressignificação através da análise de discurso-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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