Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Clarice | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:76767676422 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Tânia Conceição Clemente de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:83546498722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Magaldi, Ana Maria Bandeira de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:22087665222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7462229410947193 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Amália da Motta Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768727 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve dois objetivos: ressignificar o projeto Cinema Escolar, produzido entre 1916-1918 pelos Inspetores Escolares do Distrito Federal José Venerando da Graça Sobrinho e Fábio Lopes dos Santos Luz, e mostrar a pertinência da apropriação da Análise de Discurso, na sua vertente francesa, como instrumento de análise. Esta investigação insere-se no campo da História da Educação Brasileira e sua metodologia privilegiou o dispositivo teórico da Análise de Discurso, através de dois conceitos básicos: a Formação Discursiva, objetivando demonstrar que o Cinema Escolar estava filiado a efeitos de sentidos produzidos na sociedade carioca desde o século XIX e o Silêncio Constitutivo, visando compreender como os textos construídos pelos locutores oficiais do Movimento da Escola Nova produziram silêncios que se materializaram no processo historiográfico. Os dispositivos analíticos foram construídos a partir do referencial teórico e em contato com o próprio objeto de estudo. A conclusão da pesquisa foi a de que o Cinema Escolar sofreu um processo de silenciamento na historiografia da educação brasileira pelo fato de seus analistas darem crédito à transparência da linguagem e confirmarem apenas a voz de certos sujeitos em determinadas posições sociais, sujeitos esses que atribuíram a si mesmos a autoridade para falar sobre o Cinema Educativo, a partir da década de 1920, procedimento que resultou na produção de fontes documentais tomadas como inquestionáveis sobre um determinado período e tema da educação brasileira, o que problematizamos nesse trabalho. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Século XX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O cinema escolar na história da educação brasileira : a sua ressignificação através da análise de discurso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: