Uma análise do gênero anúncios filantrópicos na internet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShepherd, David-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763107J5-
Autor(es): dc.creatorVillela, Mônica de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18667-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768717-
Descrição: dc.descriptionThe present study seeks to carry out an analysis of Charity Ads. Relatively little importance has been given to the usefulness of this genre in the TEFL context. Nevertheless, this may be an important and practical tool for both EFL teachers and learners. This dissertation attempts to describe certain organisational features of Charity Ads which, to a certain extent, may help to reveal writers intentions and the type of interaction they seek to establish with readers. To this end, a selection of 12 Charity Ads from twelve different web pages from charitable institutions were analysed. In an effort to provide general characteristics of the genre, a context-text connection was established (Butt et al, 1997, Eggins and Martin , in van Dijk, 1997 and Gerot and Wignell, 1995). Subsequently, the texts were matched against two analytical frameworks, namely the rhetorical SPRE Pattern (Hoey, 2001: 123-133) and Bhatia´s Writer Moves (Bhatia, 1993: 45-75, 2004: 87-104). Analyses were then made of the way the texts are organised in terms of the linguistic realisations of the patterns and moves within the genre. This resulted in the highlighting of both macro patterns and micro relations specifc to the genre. Finally, the analyses lead to the conclusion that a specific characteristic was frequent in all the ads, thus characterising an important function of the Charity Ads genre: the Recommended Response, or, the attempt to involve readers in charity campaigns-
Descrição: dc.descriptionEste estudo tem como objetivo conduzir uma análise de Anúncios Filantrópicos. Pouca atenção tem sido dada à utilidade deste gênero no contexto de ensino de inglês como língua estrangeira. Entretanto, este pode ser instrumento importante e prático, tanto para professores, como para alunos. Portanto, esta dissertação pretende descrever certas características organizacionais dos Anúncios Filantrópicos que possam ajudar na revelação de certas intenções dos autores, bem como o tipo de interação que estes pretendem estabelecer com seus leitores. Para este fim, uma seleção de 12 Anúncios Filantrópicos de 12 instituições filantrópicas na Internet foi utilizada. Na tentativa de oferecer as características gerais do gênero, uma conexão contexto- texto foi estabelecida (Butt et al, 1997, Eggins & Martin , in van Dijk, 1997 e Gerot & Wignell, 1995). Em seguida, os textos foram analisados através de dois modelos: o padrão retórico SPRE (Hoey, 2001: 123-133) e movimentos do autor (Bhatia´s Writer Moves, 1993: 45-75; 2004: 87-104). Análises de como os textos são estruturados foram co nduzidas em termos das realizações lingüísticas de seus padrões e movimentos. Isto resultou na evidenciação de macro padrões e micro relações relativas ao gênero. Finalmente, as várias análises levaram à conclusão de que um traço mostra-se freqüente em todos os anúncios: A Resposta Recomendada, ou tentativa de se conseguir o envolvimento do leitor nas campanhas filantrópicas-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectlingüística-
Palavras-chave: dc.subjectgêneros literários-
Palavras-chave: dc.subjectBhatia, V.-
Palavras-chave: dc.subjectHoey, M.-
Palavras-chave: dc.subjectAnúncios pela internet-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleUma análise do gênero anúncios filantrópicos na internet-
Título: dc.titleA Genre Analysis of Charity Ads on the Web-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.