Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:72283114691 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4 | - |
Autor(es): dc.creator | Cuzziol, Ana Paula Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:20:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:20:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20615 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768715 | - |
Descrição: dc.description | Traditionally, babies have little visibility in the Humanities and Social sciences, specifically in the Education, Anthropology, and Sociology. The existing research with this age group has been developed predominantly, for decades, by Psychology, Psychoanalysis and Medicine - among other fields of Health Sciences. The analysis of such areas of knowledge eventually promote the view of babies as "biological babies": humans small in stature, driven by basic needs, helpless, selfish, immature and cognitively unable. The present research, inspired by the theory of Lev Vigotiski and contributions from other authors such as Daniel Stern and Michael Tomasello, seeks to deconstruct this hegemonic image of babies as "biological packages", highlighting the social, historical and cultural dimension of the human since its birth. To this end, I share here my ethnographic research, during the second semester of 2011 and the first semester of 2012, with ten babies (between 7-20 months old) in the Lisaura Machado Ruas Municipal Kindergarten Unit, located in the Morro da Cocada, Niterói - RJ. The analysis elucidates the surprising willingness and ability of babies to share their experiences and cultural learnings, not only with adults but also with their peers thus opposing the dominant view of the socio-cognitive disability of babies | - |
Descrição: dc.description | Tradicionalmente, os bebês possuem pouca visibilidade acadêmica nas Ciências Humanas e Sociais, especificamente na Educação, na Antropologia e na Sociologia. As pesquisas existentes com essa faixa etária têm sido desenvolvidas predominantemente, há décadas, pelas Psicologia, Psicanálise e Medicina dentre outras vertentes das Ciências da Saúde. As análises de tais áreas do conhecimento acabaram por favorecer a construção de um estereótipo de bebê denominado nesta pesquisa de bebê biológico : o humano pequeno em estatura, guiado por necessidades vitais, indefeso, egocêntrico, imaturo e incapaz cognitivamente. A presente pesquisa, inspirada na teoria de Lev Vigotiski e em contribuições de outros autores, como Daniel Stern e Michael Tomasello, busca desconstruir essa imagem hegemônica dos bebês como pacotes biológicos , evidenciando a dimensão social, histórica e cultural do ser humano desde o nascimento. Para esse fim, compartilho a minha trajetória etnográfica durante o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012 com dezenove bebês (de aproximadamente 7 a 20 meses de idade) na Unidade Municipal de Educação Infantil Lisaura Machado Ruas, localizada no Morro da Cocada, Niterói RJ. As análises elucidam as surpreendentes disponibilidade e capacidade dos bebês em compartilhar vivências e aprendizagens culturais, não somente com os adultos, mas dentre eles contrapondo assim a visão dominante de incapacidade sociocognitiva dos bebês | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lactente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação interpessoal no lactente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpersonal communication in infants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | child | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL | - |
Título: dc.title | "Pequenos-gigantes" entre si: notas etnográficas acerca da capacidade e da disponibilidade dos bebês em viver socioculturalmente | - |
Título: dc.title | "Pequenos-gigantes" entre si: notas etnográficas acerca da capacidade e da disponibilidade dos bebês em viver socioculturalmente | - |
Título: dc.title | "Small-giants" among themselves: Ethnographic notes on the capacity and availability of live babies in socioculturally | - |
Título: dc.title | "Small-giants" among themselves: Ethnographic notes on the capacity and availability of live babies in socioculturally | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: