Educação e democracia : experiências escolares dissidentes na encruzilhada das reformas educativas e da exclusão social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Regina Maria Leite-
Autor(es): dc.contributorCPF:55311539704-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4783065U6-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Antônio Flávio Barbosa-
Autor(es): dc.contributorCPF:02055523222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781040T6-
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.creatorFernández, Silvina Julia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768707-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to understand the various process and factors confluent in the school quotidian, that facilitate the emergence, consolidation, continuation and declination of dissidents school experiences. Experiences that, accentuating their educational function, can realize another ways to be in the school (and, whit this, in the society, in the word...) that contradict and question the modern School statement. Statement that it pretends unique, which principal postulates were affirmed by the educational politics, in the lasts decades, configuring situations that conspires against the survival of that dissidents experiences. Experiences understood as dissidents statements that could survive along the time (in one case studied, along decades...) in the educational system field. Process and factors studied (specially, through the oral history) in four participant schools two argentine and two brazilian that, beyond their differences, shared the experience of being dissidents schools, demonstrating, one more time, that another schools are possible.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho busca compreender os diversos processos e fatores confluentes no cotidiano escolar, que facilitam a emergência, consolidação, continuidade e declínio de experiências escolares dissidentes. Experiências que, acentuando a sua função educativa, conseguem concretizar outras formas de ser e estar na escola (e, com isso, na sociedade, no mundo...) que contradizem e questionam o enunciado da Escola moderna. Enunciado pretensamente único, alguns de cujos postulados principais foram reafirmados pelas políticas de reforma educativa das últimas décadas, configurando assim situações que conspiraram contra a subsistência daquelas experiências dissidentes. Experiências, entendidas como enunciações dissidentes, que conseguiram sobreviver durante algum tempo (em um dos casos estudados, décadas...) dentro do campo do sistema educacional. Processos e fatores estudados (em especial, através da história oral) em quatro escolas participantes - duas argentinas e duas brasileiras - que, para além de suas diferenças, compartilharam a experiência de terem se tornado escolas dissidentes, demonstrando assim, mais uma vez, que outras escolas são possíveis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia e educação-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências escolares dissidentes-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar-
Palavras-chave: dc.subjectReformas educativas-
Palavras-chave: dc.subjectExclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectTáticas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleEducação e democracia : experiências escolares dissidentes na encruzilhada das reformas educativas e da exclusão social-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.