A retomada da indústria de construção naval no Brasil: uma abordagem comparativa das trajetórias de desenvolvimento dos polos navais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul (2003 a 2014)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorLima, Raphael Jonathas da Costa-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Sandro Ruduit-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Lucas de Brito-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768692-
Descrição: dc.descriptionO objetivo dessa dissertação é analisar comparativamente as estratégias de desenvolvimento construídas pelos atores socioeconômicos locais na retomada da indústria de construção naval no Brasil entre 2003 e 2014 nos polos navais do Rio de Janeiro (RJ) e do Rio Grande do Sul (RS). A retomada do setor naval no Brasil envolveu um contexto nacional de ativismo estatal por parte das elites políticas que ascendiam ao aparelho de Estado, expressas pela eleição de Luís Inácio Lula da Silva (PT), em 2003. A questão de pesquisa é como o contexto sociopolítico local de regiões que recebem aportes de investimento influenciam nas possibilidades de realização do desenvolvimento econômico e social, conformando trajetórias distintas, dependendo de como os atores socioeconômicos formulam e constroem suas respectivas estratégias. A hipótese é de que a forma como as redes sociopolíticas se organizaram e conduziram os interesses contidos nos polos navais do RJ e do RS influenciaram nas trajetórias de desenvolvimento observadas em cada caso, revelando como as redes sociopolíticas mais ou menos abrangentes geraram estratégias de upgrading econômico e social correspondentes. Os resultados da pesquisa confirmaram que as redes sociopolíticas menos abrangentes do polo naval no RJ levaram a construção de estratégias mais individualizadas, enquanto as redes sociopolíticas do RS, mais abrangentes, levaram a estratégias que privilegiaram uma gama de atores socioeconômicos mais representativa.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this dissertation is a comparative analysis of the development strategies constructed by the local socioeconomic actors in the resumption of the shipbuilding industry in Brazil between 2003 and 2014 in the naval centers of Rio de Janeiro (RJ) and Rio Grande do Sul (RS). The resumption of the naval sector in Brazil involved a national context of state activism on the part of the political elites who ascended to the State apparatus, expressed by the election of Luís Inácio Lula da Silva (PT), in 2003. The research question is how the context local socio-political regions that include investment contributions influence the possibilities of achieving economic and social development, forming different trajectories, depending on how socioeconomic actors formulate and build their strategies. The hypothesis is that the way in which socio-political networks were organized and conducted the interests contained in the naval poles of RJ and RS occurred in the development trajectories observed in each case, revealing how the more or less comprehensive socio-political networks generated and social correspondents. The research results confirmed that the less comprehensive sociopolitical networks of the naval pole in RJ led to the construction of more individualized strategies, while the more comprehensive sociopolitical networks of RS led the strategy that favored a more representative range of socioeconomic actors.-
Descrição: dc.description162f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectIndustria naval-
Palavras-chave: dc.subjectRedes globais de produção-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociopolíticas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia Econômica-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução naval-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria naval-
Palavras-chave: dc.subjectPólo industrial-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectRio Grande do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectShipbuilding industry-
Palavras-chave: dc.subjectGlobal production networks-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-political networks-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic Sociology-
Título: dc.titleA retomada da indústria de construção naval no Brasil: uma abordagem comparativa das trajetórias de desenvolvimento dos polos navais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul (2003 a 2014)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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