Análise do planejamento estratégico e ações de mercado das empresas de petróleo face a abertura de mercado

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Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791172A4&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorHaddad, Assed Naked-
Autor(es): dc.creatorLopes Junior, Fernando José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-07-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-12-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768682-
Descrição: dc.descriptionIn order to evaluate different theories about market and economic strategies in practice, the oil market has attracted much of schoolars. The business environment has suffered many and significant changes, challenging business organizations and attracting the focus of academic research. Since the market oil was open by the Law n° 9.478 of 1997, it become competitive and aggress ive, facing the possibility of potential entrants in the market add, therefore, division of market-share.This paper aims to examine these changes and their consequences. It approached separately the main three segments of the industry, Upstream, Mildstream and Downstream. After the Law n° 9.478, the major oil companies ret urned their attention to Brazil, as now they would not be restricted only to distribution, and may invest in verticalisation of their organizations. However, in the refining area, there hasn t been so far interest of those companies in run into this segment, in part as a consequence of the idleness in their refineries outside the country, but also because the market has been almost completely served by the refineries existent before the open market on national territory. On other way, about the distribution area, the entry of independent companies with local or regional expertise concetrated about 25% of sales. Because of this fact, majors showed interest in directing their investments to the upstream, reducing those would be intended for distribuition. The open oil market provided such investments revolution that not only the segment of oil has been reached, they enable development of the national industry supplier of materials, equipment, components and services for the growing expansion oil industry itself-
Descrição: dc.descriptionComo forma de se avaliar na prática diversas teorias sobre estratégias de mercado e econômicas, o mercado de petróleo tem atraído grande parte dos estudiosos. O ambiente de negócios tem sofrido diversas e significativas mudanças, desafiando as organizações empresariais e atraindo o foco de pesquisas acadêmicas. Desde a abertura do mercado petrolífero com a Lei n° 9.478 de 1997, o mesmo se encontra competitivo e agressivo, havendo possibilidade de entrantes potenciais no mercado e, conseqüentemente, divisão de market-share. A presente dissertação visa estudar essas mudanças e suas conseqüências. O estudo abordou separadamente os três principais seguimentos da indústria, Upstream, Mildstream e Downstream. Após a Lei n° 9.478, as grandes empresas petrolíf eras voltaram suas atenções para o Brasil, já que agora não estariam restritas apenas à distribuição, podendo investir na verticalização de suas organizações. Entretanto, na área de refino, não houve até o momento o interesse de ingresso dessas no segmento, em parte em função das mesmas terem ociosidade em suas refinarias fora do país, mas também pelo mercado já estar sendo atendido em sua quase totalidade pelas refinarias anteriores a abertura do mercado em território nacional. Por sua vez, na área de distribuição, a entrada de empresas independentes e com atuação localizada ou regional concentrou cerca de 25% do volume de vendas. Tal fato fez com que as majors demonstrassem interesse em direcionar seus investimentos para o upstream, reduzindo os que seriam destinados para a distribuição. A abertura de mercado proporcionou tamanha revolução nos investimentos que não só o segmento de petróleo foi atingido, eles possibilitaram desenvolvimento da indústria nacional fornecedora de materiais, equipamentos, componentes e serviços para o próprio setor de petróleo em crescente expansão-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Engenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherEstratégia-Apoio Logístico-Tecnologia e Trabalho-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de produção-
Palavras-chave: dc.subjectPetróleo-
Palavras-chave: dc.subjectAbertura de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectOil-
Palavras-chave: dc.subjectOpen market-
Palavras-chave: dc.subjectStrategy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise do planejamento estratégico e ações de mercado das empresas de petróleo face a abertura de mercado-
Título: dc.titleStrategic planning and market actions of oil companies facing the opening of the market analysis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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