Implementação de unidade de ensino potencialmente significativa no ensino da cinemática e introdução ao conceito de energia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorZarro, Carlos Augusto Domingues-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Silvânia Alves de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2124594318050251-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3743563498830737-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4207417342090177-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8148904322500734-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Erelaine Patrícia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13265-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768680-
Descrição: dc.descriptionNa presente dissertação, defende-se que o constante desenvolvimento da tecnologia esteja presente no cotidiano dos educandos, no entanto parte das práticas docentes não têm acompanhado esse contexto. Este trabalho foi desenvolvido, objetivando propor uma sequência didática pautada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) pretendendo oportunizar uma aprendizagem significativa. Para isso, foram utilizadas ferramentas tecnológicas comuns à realidade dos alunos, tais como smartphones, aplicativos e vídeos. Com isso espera-se contribuir para minimizar o desinteresse dos alunos pelo estudo das ciências, em particular da física. Essa UEPS foi organizada em duas partes, na qual a primeira trabalhou os conceitos da cinemática e a segunda parte introduziu os conceitos de energia. Ambas tiveram como ferramenta de apoio o uso do aplicativo VidAnalysis-free® que se utiliza da técnica de vídeo-análise voltada para o ensino de movimentos clássicos como o movimento retilíneo uniforme (MRU) e o movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV). Assim, tais conceitos foram relacionados garantindo um trabalho interdisciplinar entre a física e a matemática. Diante disso, a proposta apresentada buscou levar o estudante a deixar de ser apenas receptor e tornar-se agente do processo de ensino-aprendizagem. A proposta foi implementada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II no Colégio Estadual Piauí, localizado no município de Volta Redonda/ RJ. Como resultado associado a esta dissertação, foi desenvolvido um produto educacional que apresenta uma sequência didática e materiais de apoio, relacionados ao tema, os quais podem ser usados por professores do ensino básico-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation sustains that the constant development of technology should be present in the daily life of the students; however, part of the teaching practices has not followed this context. This work is aimed to proposing a didactic sequence based on a potentially meaningful teaching unit (PMTU) intending to provide meaningful learning. To that end, common technological tools adapted, to the reality of the students, are used such as smartphones, phone applications, and videos. The objective is to minimize the lack of interest of the students in the study of science, in particular, physics. This PMTU is organized in two parts, in which the first focus on the kinematics concepts and the second on introducing the energy concepts. Both parts use the VidAnalysis-free® application as a didactic tool which applies the video-analysis technique oriented to the teaching of classical movements: uniform rectilinear motion (URM) and uniformly variable rectilinear motion (UVRM). Thus, such concepts are connected ensuring an interdisciplinary work between physics and mathematics. In light of that, the present proposal seeks to lead the student to stop being just a receiver and start to become an active agent of the teaching−learning process. This purpose is implemented in a 9th grade class of an Elementary School II at the Piauí State School, located in Volta Redonda city in Rio de Janeiro state. As a result of this dissertation, an educational product is proposed, presenting a didactic sequence and supporting material related to the topic, which can be used by basic education teachers-
Descrição: dc.description163f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNova tecnologias-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectUEPS-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectCinemática-
Palavras-chave: dc.subjectObjetivo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectEnergia-
Palavras-chave: dc.subjectNew technologies-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectPMTU-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary-
Título: dc.titleImplementação de unidade de ensino potencialmente significativa no ensino da cinemática e introdução ao conceito de energia-
Título: dc.titleImplementation of potencially meaningful teaching unit in the teaching of kinematics and introduction to the concept of energy-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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