Os benefícios da ginástica rítmica nas aulas de educação física escolar no desenvolvimento social dos alunos na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Egídio Romário-
Autor(es): dc.creatorCosta, Khadine de Kássia Santana da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9940-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768668-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo, socializar reflexões sobre a contribuição da ginástica rítmica como conteúdo significativo para o desenvolvimento da socialização do indivíduo. Partimos da hipótese de que o trabalho da ginástica rítmica nas aulas de educação física escolar pode contribuir para a aquisição de relações sociais que possibilitam uma vida em sociedade de respeito mútuo e respeito à diversidade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória e cunho qualitativo, onde foram aprofundados o conceito de socialização e dos princípios que devem nortear uma educação crítico-reflexiva. Compreendemos que o trabalho da manifestação corporal ginástica rítmica pode fortalecer relações de reciprocidade entre seus praticantes, na medida em que permite no seu desenvolvimento, espaço para construção conjunta do respeito à individualidade e à diversidade, para cooperação e para o fortalecimento da autoestima pela superação de seus limites-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to socialize reflections on the contribution of Rhythmic Gymnastics as a significant content for the development of the individual's socialization. We start from the hypothesis that teaching Rhythmic Gymnastics in the classes of Physical Education at school can contribute to the acquisition of social relationships that help the kids to have a social life that respects diversity. The methodology used was a bibliographic research of exploratory nature and qualitative character, where the concept of socialization and the concept of the principles that should guide a critical-reflexive education were deepened. We understand that the work of the corporal manifestation of Rhythmic Gymnastics can strengthen relations of reciprocity among its practitioners, since it allows in its development space for joint construction, for cooperation, for the strengthening of self-esteem by overcoming its limits and respect for individuality and diversity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica rítmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica rítmica-
Palavras-chave: dc.subjectSocialização-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectSocialization-
Palavras-chave: dc.subjectRhythmic gymnastics-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleOs benefícios da ginástica rítmica nas aulas de educação física escolar no desenvolvimento social dos alunos na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.