Se perguntarem... Tá tudo ligado, estão monitorando tudo! : o controle territorial pela instalação de câmeras no espaço escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Rogério Haesbaert da-
Autor(es): dc.contributorGiordani, Ana Cláudia Carvalho-
Autor(es): dc.contributorRocha, Ana Angelita Costa Neves da-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lívia Vargas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28073-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/POSGEO.2019.m.12350051781-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768662-
Descrição: dc.descriptionNas últimas décadas, placas com a informação “Sorria, você está sendo filmado!” se tornaram comuns nos variados locais das cidades brasileiras: bancos, shoppings, ruas, praças, condomínios fechados, hospitais. Os questionamentos sobre a vigilância ampliada no espaço cotidiano se voltam aqui para um espaço específico: a escola, que é, tal qual as prisões e os hospícios, categorizada por Foucault (1987) enquanto uma instituição disciplinar onde os mecanismos de poder, capazes de controlar o espaço, se destacam. Considerando o paradigma da segurança como uma perspectiva de análise da sociedade contemporânea, este trabalho considera a ideia de “sociedades biopolíticas de in-segurança e des-controle dos territórios”, cunhado na ciência geográfica por Rogério Haesbaert (2014), como ponto de partida para a realizar as reflexões acerca dos novos tipos de controle no espaço escolar, em especial o pretenso controle territorial a partir do monitoramento e vigilância através do sistema de câmeras de segurança. Partindo desse pressuposto teórico em encontro à experiência como docente da autora em uma escola estadual em São Gonçalo - Região Metropolitana do Rio de Janeiro –, onde foi realizada a pesquisa, o trabalho tem como principal objetivo identificar e analisar quais são as formas de controle territorial que a escola estudada está submetida em diversas escalas, tanto institucionais da SEEDUC, passando pelo controle exercido pelo narcotráfico nas imediações da escola e investiga se o monitoramento por câmeras seria um dos tipos de controle. Reconhecendo que a instalação de câmeras tem desdobramentos nas relações de poder na escola, e também, no sentido de ampliarmos o debate sobre o controle e vigilância no espaço escolar, perguntamos: Qual é a relação entre o monitoramento por câmeras e a vigilância do espaço escolar? Quais as relações entre a instalação de câmeras, o controle territorial e as táticas de resistência dos estudantes diante desse novo tipo de controle? Evidencia-se, então, múltiplos sentidos da vigilância apontando para a multiplicidade do espaço escolar.-
Descrição: dc.descriptionEn las últimas décadas, los carteles con la información "¡Sonríe, te están filmando!" Se han convertido en un lugar común en los diversos lugares de las ciudades brasileñas: bancos, centros comerciales, calles, plazas, comunidades cerradas, hospitales. Las preguntas sobre la vigilancia extendida en el espacio cotidiano se dirigen aquí a un espacio específico: la escuela, que es, como las cárceles y los hospicios, clasificada por Foucault (1987) como una institución disciplinaria donde los mecanismos de poder son capaces de controlar El espacio, destaca. Considerando el paradigma de seguridad como una perspectiva del análisis de la sociedad contemporánea, este artículo considera la idea de "sociedades biopolíticas de inseguridad y control territorial", acuñadas en ciencias geográficas por Rogério Haesbaert (2014), como un punto de partida. hacer reflexiones sobre los nuevos tipos de control en el espacio escolar, especialmente el supuesto control territorial desde el monitoreo y vigilancia a través del sistema de cámaras de seguridad. Basado en esta suposición teórica contra la experiencia del autor como docente en una escuela estatal en São Gonçalo, Región Metropolitana de Río de Janeiro, donde se realizó la investigación, el objetivo principal de este trabajo es identificar y analizar cuáles son las formas de control territorial. que la escuela estudiada está sujeta a varias escalas institucionales y la SEEDUC, a través del control ejercido por el narcotráfico en las cercanías de la escuela e investiga si el monitoreo de la cámara sería uno de los tipos de control. Reconociendo que la instalación de cámaras tiene consecuencias en las relaciones de poder en la escuela y también, para ampliar el debate sobre el control y la vigilancia en el espacio escolar, preguntamos: ¿Cuál es la relación entre el monitoreo de la cámara y la vigilancia del espacio escolar? ¿Cuáles son las relaciones entre la instalación de la cámara, el control territorial y las tácticas de resistencia estudiantil frente a este nuevo tipo de control? Por lo tanto, múltiples significados de vigilancia son evidentes, apuntando a la multiplicidad del espacio escolar.-
Descrição: dc.description143 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIn-segurança-
Palavras-chave: dc.subjectVigilância-
Palavras-chave: dc.subjectCâmera de segurança-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoramento-
Palavras-chave: dc.subjectDispositivo de controle-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoramento por câmera-
Palavras-chave: dc.subjectEspacio escolar-
Palavras-chave: dc.subjectInseguridad Vigilancia-
Palavras-chave: dc.subjectCámara de seguridad-
Palavras-chave: dc.subjectMonitoreo-
Título: dc.titleSe perguntarem... Tá tudo ligado, estão monitorando tudo! : o controle territorial pela instalação de câmeras no espaço escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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