A cabeça do santo: uma experiência de escrita

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Lívia Maria de Freitas Reis-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Eurídice-
Autor(es): dc.contributorLeal, Paula Glenadel-
Autor(es): dc.contributorCarneiro, Flávio Martins-
Autor(es): dc.creatorMartins, Socorro Edite Oliveira Acioli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10907-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768660-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho defende a tese de que a experiência de pós-graduação em Literatura pode constituir uma etapa importante na formação de um escritor de ficção tanto quanto nas funções legitimadas de formar professores, pesquisadores e críticos. Sustentamos essa tese com um experimento prático desenvolvido durante o percurso do Doutorado em Letras na Universidade Federal Fluminense, de 2010 a 2014, constituído de formação, planejamento e escrita de um projeto literário, cujas etapas serão detalhadas e analisadas sob a luz das ideias de Roland Barthes. A proposta foi seguir os passos descritos por Barthes no curso A preparação do romance, escrever a Obra/Romance e refletir sobre a intimidade dessa escrita. O trabalho é dividido em duas partes, Parábase e Romance. A metodologia para escrita da Parábase foi um cotejamento dos passos definidos por Barthes em A preparação do romance e minha própria experiência com os caminhos de escrita de A cabeça do santo, cuja ideia inicial surgiu no curso Como contar um conto, ministrado por Gabriel García Márquez. A Parábase, por sua vez, é dividida em quatro partes, cada uma com título - conceito de Barthes - e um subtítulo que indica o local - no sentido de localização geográfica - onde essas etapas foram amadurecidas. 1.Querer-Escrever: o mar do Caribe 2. Desejo de Escrever: o lago Titicaca, 3. Poder-Escrever: a baía da Guanabara, 4. Fato de Escrever: o açude Caridade. A tese é provada, ao final do trabalho, com a segunda parte, Romance, quando apresento a íntegra do texto A cabeça do santo. A Obra é o resultado final do percurso de amadurecimento, consciência de identidade e profissionalização do ofício de escrita de ficção proporcionado pela experiência do doutoramento em Literatura-
Descrição: dc.descriptionThis essay defends the thesis that the experience of postgraduate studies in Literature may constitute as important a stage in the formation of a fiction writer as in the legitimized functions of forming professors, researchers and critics. We have sustained this thesis by means of a practical experiment undertaken during the course of the Universidade Federal Fluminense's Doctor of Letters program, between 2010 and 2014. The experiment comprised the forming, the planning and the writing of a literary project whose stages shall be detailed and analyzed in light of Roland Barthes’ ideas. The plan was to follow the steps Barthes describes in his course The Preparation of the Novel, write the Work/Novel and reflect upon the intimacy of this Writing. This dissertation is divided in two parts, Parabase and Novel. The methodology for writing Parabase was a comparison between the steps defined by Barthes in The Preparation of the Novel and my own experience in writing A cabeça do Santo, the initial idea for which came during the course How to Tell a Tale, taught by Gabriel García Márquez. Parabase, in its turn, is divided into four parts, each of them with a title (a concept from Barthes) and a subtitle indicating the place (in the sense of geographical location) where these stages were ripened. 1. Wanting-to-write: the Caribbean Sea 2. The desire to write: lake Titicaca, 3. Being able to write: the Guanabara bay, 4. The fact of writing: the Caridade dam. At the end of this dissertation, the thesis is proved with the second part, Novel, when I present the full text of A cabeça do Santo. This Work is the final outcome of the path of ripening, of developing identity consciousness and of professionalization in the craft of fiction writing made possible by the experience of taking a PhD in Literature-
Descrição: dc.description160f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectNarratologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectNarração de historia-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectRomance-
Palavras-chave: dc.subjectNarratology-
Título: dc.titleA cabeça do santo: uma experiência de escrita-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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