Flashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Angela de Castro-
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorMuaze, Mariana-
Autor(es): dc.creatorSilva, Breno Bersot da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:20:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:20:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4597-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/768653-
Descrição: dc.descriptionO trabalho consiste em parte escrita e material didático, em Power Point, sobre relações de gênero através do tema “família”, para ser utilizado por professores de história em suas aulas, como uma nova possibilidade de trabalho com esse tema. Para tanto, nos utilizamos de fotografias de família como principais fontes, para observar como, do início do século XX até início do século XXI, as famílias brasileiras foram se transformando e assumindo arranjos e modelos os mais variados. Tais temas partiram da preocupação de que há na sociedade brasileira uma forte propagação de preconceitos em forma de homolesbotransfobia, machismo e racismo que estimulam a violência física e simbólica, sobretudo contra as mulheres, população LGBT e minorias raciais. Procuramos dar destaque a esses temas para serem devidamente discutidos na escola de forma complexificada, trabalhando a diversidade de modelos familiares, sem deixar de tocar na temática racial também. Assim, foi necessário, primeiro, diagnosticar como esses temas vinham sendo abordados nos livros didáticos de história. Percebemos que, na poucas vezes em que apareciam, eles eram trabalhados como apêndice, devido ao fato de os livros didáticos privilegiarem tudo o que se relaciona à esfera pública, e, portanto, política, em detrimento das questões relacionadas ao âmbito da vida privada. Também notamos como esses conteúdos eram tratados, com algumas exceções, de maneira muito superficial pedagogicamente, quase sem articulação com a aprendizagem histórica, defendida por Circe Bittencourt, Jörn Rusen e Anadir Miranda dos Reis. Por isso, de maneira conjunta, o material didático também contemplou um pouco da história social da fotografia, pois era necessário que as mesmas perdessem o caráter meramente ilustrativo e passassem a ser entendidas pelos alunos como um documento de grande valor histórico-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe work consists of a written part and didactic material, in Power Point, about gender relations through the theme "family", to be used by history teachers in their classes, as a new possibility of working with this theme. To do so, we use family photographs as the main sources, to observe how, from the beginning of the 20th century until the beginning of the 21st century, Brazilian families were transformed and assuming different models and arrangements. These themes started from the concern that there is a strong propagation in Brazilian society of prejudices in the form of homolobotransphobia, machismo and racism that stimulate physical and symbolic violence, especially against women, the LGBT population and racial minorities. We try to highlight these themes to be properly discussed in the school in a complex way, working the diversity of family models, while also touching on the racial theme as well. Thus, it was necessary, first, to diagnose how these themes were being approached in the history textbooks. We noticed that, in the few cases in which they appeared, they were worked as appendices, because the textbooks privilege everything that relates to the public sphere, and therefore, to the detriment of issues related to the scope of private life. We also noticed how these contents were treated, with some exceptions, in a very superficial pedagogical way, almost without articulation with the historical learning, defended by Circe Bittencourt, Jörn Rusen and Anadir Miranda dos Reis. Therefore, in a joint way, the didactic material also contemplated a little of the social history of photography, since it was necessary that the same ones lost the character merely illustrative and they came to be understood by the students like a document of great historical value-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching history-
Palavras-chave: dc.subjectPhotography-
Título: dc.titleFlashes de famílias: relações de gênero no Brasil através de fotografias (séculos XX e XXI)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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